TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Da Psicologia

Trabalho Universitário: Estudo Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS

Ana M. Bahia Bock

CIÊNCIA E SENSO COMUM

Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários sentidos. Por exemplo, quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, dizemos que ele usa “psicologia para vender seu produto, mas será que essa a psicologia dos psicólogos? Certamente não. Essa psicologia, usada no cotidiano pelas pessoas em geral, é denominada de psicologia do senso comum. Mas nem por isso deixa de ser uma psicologia. O que estamos querendo dizer é que as pessoas, em geral, têm um domínio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia científica, o que lhes permite explicar ou compreender seu problemas cotidianos de um ponto de vista psicológico. É a Psicologia científica que pretendemos apresentar nessa leitura. Mas para isso, deve-se iniciar pela exposição da relação ciência/senso comum e assim devera compreender melhor a Psicologia científica.

O SENSO COMUM: CONHECIMENTO DA REALIDADE

Existe um domínio da vida que pode ser entendido como vida por excelência: é a vida do cotidiano. É no cotidiano que tudo flui, que as coisas acontecem, que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade, ou seja, são todas as prática que pode denunciar que estamos vivos que o senso comum trabalha. Já a ciência é uma atividade eminentemente reflexiva. Ela procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático.

O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproximam-se e se afastam: aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, ou seja, a ciência afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação o que permite a construção do conhecimento científico sobre o real. Já o senso comum na produção desse tipo de conhecimento, percorre um caminho que vai do hábito, a qual quando se instala passa de geração a geração, e é nessa tentativa de facilitar o dia-a-dia que o senso comum produz suas próprias teorias.

O SENSO COMUM: UMA VISÃO DE MUNDO

Esse conhecimento do senso comum, além de sua produção característica, acaba por se apropriar, de uma maneira muito singular, de conhecimentos produzidos pelos outros setores da produção do saber humano. O senso comum mistura e recicla esses outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão de mundo. Mas somente esse tipo de conhecimento, porém não seria suficiente para as exigências de desenvolvimento da humanidade. O homem desde os tempos primitivos, foi ocupando cada vez mais espaço neste planeta, e somente esse conhecimento intuitivo seria muito pouco para que ele dominasse a Natureza em seu próprio proveito.

O QUE É CIÊNCIA

A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso através de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade. Assim, podemos apontar o objeto dos diversos ramos da ciência e saber exatamente como determinado conteúdo foi construído, possibilitando a reprodução. Nega-se, reafirma-se, descobrem-se, novos aspectos, e assim a ciência avança como um processo. Ou seja, a ciência tem ainda uma característica fundamental que é aspirar à objetividade.

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA

Se dermos a palavra a um psicólogo comportamentalista ele dirá: “O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano”. Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: “O Objeto de estudo da Psicologia é o inconsciente”. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade, ou seja, temos uma diversidade de objetos de estudos na psicologia.

DIVERSIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com