TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Comportamento Organizacional

Dissertações: Estudo Dirigido Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  1.522 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Quais as consequências dos problemas de comunicação?

Pode vir a ser um problema na comunicação informal de uma empresa, pois propaga muitos boatos, alguns dos problemas na comunicação horizontal e diagonal podem apresentar informações menos confiáveis, podem reduzir a autoridade da chefia, podem prejudicar o planejamento, a coordenação e o controle, porque o chefe tem menos informações, podem provocar conflitos e antagonismos.

2 - A boa comunicação é essencial para a eficácia de qualquer organização ou grupo? Justifique.

Sim, porque uma boa comunicação é a rede por meio da qual fluem as informações que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz e para uma organização facilita a ajuda entre seus membros e etc.

3 - A comunicação informal age no controle do comportamento?

Sim, pois ela surge espontaneamente na organização a partir das necessidades de seus membros e pode vir a ser negativa para a empresa na propagação de boatos ou positiva facilita a ajuda entre seus membros.

4 - A rede de rumores pode ser considerada uma rede formal de comunicação?

Não, porque a comunicação formal é conscientemente planejada, facilitada, controlada e segue a corrente de comando numa escala hierárquica.

5 – O que são rumores? Quais as consequências dos rumores?

Rumor é um murmúrio ou ruído produzido por coisas ou pessoas que se deslocam, barulho de vozes, sussurro ou boato, e são suas consequências o boato pode causar a perda de credibilidade no ambiente de trabalho, para a confiança entre colegas e chefes, para o moral de grupo e para a pessoa vítima da fofoca ou do boato já os ruídos e murmúrios causam um aumento no estado de stress da pessoa,deixando-a irritadiça,nervosa,atrapalhando seu poder de concentração e etc.

6 - Os executivos podem acabar com a rede de rumores?

Não, porque ela pode ser ruim para a empresa propagando muitos boatos, porém ela pode ser boa para a empresa facilitando a ajuda e a interação entre seus membros.

7 – A estrutura organizacional define tarefas formalmente distribuídas?

Sim, a estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas.

8 – A tecnologia aprimora a comunicação organizacional?

Com o surgimento de novas tecnologias, além da sofisticação e aprimoramento de métodos de comunicação já existentes, afloram a cada dia novas alternativas tornando mais dinâmicas as possibilidades de comunicação.

9 - Qual a vantagem da comunicação escrita?

Entre as vantagens podem-se destacar o custo da produção por unidade que é relativamente baixo; o papel complementar eficaz de outros meios de comunicação; a confiança que se tem devido ao prestígio e seriedade do autor; a assimilação da mensagem que se dá no ritmo de aprendizagem individual, podendo-se ler tantas vezes quantas forem necessárias; a liberdade que o leitor tem para escolher o tempo e o local mais apropriado para a leitura.

10 - O que constitui a comunicação não verbal?

A comunicação não verbal se expressa através da postura, dos gestos, da expressão facial, do tom de voz, do afeto, contato visual.

11 - Quais modelos organizacionais existentes?

Os modelos organizacionais existentes são sustentabilidade, responsabilidade social, voluntariado e gestão do conhecimento.

12 – Quando surge o conflito?

O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis todos os conflitos envolvem diferenças de opinião, de valores, de metas ou desejos.

13 – Todas as situações de conflito são contrárias e perturbadoras? Por que?

Não, embora todos os conflitos envolvessem as diferenças de opinião, de valores, de metas ou desejos. Porém, nem todas essas discordâncias produzem, ou precisam produzir conflito. Se diferenças comuns irão produzir conflito depende, em grande parte, de se as diferenças são administrativas de maneira criativa e de modo saudável para todos.

14 – É o grupo quem atribui poder ao líder e o torna tomador de decisão?

A liderança é aceita pelo grupo na medida em que os seus elementos reconhecem no líder um referencial, um guia, um exemplo que assegura estabilidade, segurança, vontade em atingir os objetivos, promove a motivação e o empenhamento dos demais com vista ao atingir das metas pré-definidas ou, por outro lado, o líder exerce influência mas numa lógica exclusivamente individual procurando acima de tudo alcançar os seus objetivos pessoais influenciando os liderados nesse sentido

15 - O que a cultura organizacional designa?

A cultura designa a percepção coletiva que os colaboradores têm do ambiente da organização na qual trabalham e indica o grau de satisfação dos colaboradores relativamente a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização.

16 –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com