TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Institucional

Por:   •  21/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3
ESTUDO DIRIGIDO

1)          Os autores destacam três linhas constituídas da Análise Institucional na França. Explicite-as e fale um pouco sobre elas.

  • Psicoterapia Institucional: esta é a primeira linha constituída da Análise Institucional. Essa linha está ligada à saúde mental e está na prática da Psicoterapia Institucional a partir da década de 1940 com uma experiência que se inaugurou no hospital psiquiátrico de Saint Alban. Nesta linha, Félix Guattari é destacado, pois desenvolveu conceitos importantes, como o de analisador e transversalidade. O analisador é aquele ou aquilo que provoca a análise, quebra e explicita os elementos da realidade institucional e a transversalidade é uma tentativa de superação nas organizações psiquiátricas, da hierarquia vertical que introduz no pensamento institucional outras formas de relação entre os grupos, esses dois conceitos são inseparáveis, porque questionam as hierarquias e especialismos, surgindo o analisador que depessoaliza a intervenção.
  • Pedagogia Institucional: A segunda linha está vinculada às experiências de Pedagogia Libertária desde o início do século XX, a partir de 1950. Esta linha é destacado os nomes de René Lourau e Georges Lapassade, que são professores secundaristas.
  • Psicossociologia: nessa linha, a partir de Moreno, Lewin e Rogers foi levado à França as técnicas de grupo que estavam sendo feitas nos Estados Unidos. Lewin contribuiu com seus estudos de união entre teoria e ação. “Para explicar o comportamento de um indivíduo ou grupo, utilizava-se do ‘todo estrutural’ formado da interação entre indivíduo e meio em um campo de forças dinâmico” (ROSSI; PASSOS, v.5, 2014, p.159). Os estudos e pesquisas ganharam característica de impossibilidade de neutralidade, acrescido do fato da modificação do objeto estudado.

 

2)          Discorra acerca das singularidades da Análise Institucional no Brasil tanto na situação de intervenção quanto na situação de pesquisa.

A Análise Institucional no Brasil teve seu início quando Lapassade visitou a UFMG, em 1972 e continuou se desenvolvendo e consolidando com a influência de psicanalistas exilados do Brasil, que retornaram em 1976.

No contexto brasileiro, a análise institucional desenvolveu o conceito de pesquisa-intervenção, que une o momento da produção de conhecimento da pesquisa com o momento de intervenção social. “O momento de intervenção é o momento de produção teórica e, sobretudo, a produção do objeto e do sujeito do conhecimento.” (ROSSI; PASSOS, v.5, 2014, p.176).

Além disso, na pesquisa-intervenção o pesquisador irá intervir a partir da identificação dos analisadores específicos de cada instituição. “Neste sentido, não há mais sujeito e objeto, mas processos de subjetivação e objetivação” (PASSOS e BENEVIDES, v. 16, 2000, p. 74).

A junção da intervenção com a pesquisa acontece para produzir outra relação entre sujeito e objeto, teoria e prática, não para substituir a ação. A pesquisa-intervenção busca mostrar e explicar as relações de poder do campo de investigação e está associada à utilização/construção de analisadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com