TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido PCP

Por:   •  21/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO

Grupo:

Capítulo 9

2- O Behaviorismo de Watson visava a simplicidade, com premissas diretas e ousadas. Ele queria criar uma psicologia que lidasse apenas com comportamentos observáveis e passiveis de observação não subjetivas. Não aceitava conceitos da vertente mentalista, nem concordava com o método introspectivo. Para ele, a psicologia deveria permanecer pura, logo não aceitava os ‘’ elementos da mente’’.

4-. O reflexo condicionado, descoberto por Pavlov, foi descoberta acidental. Ao trabalhar em uma pesquisa sobre as glândulas digestivas dos cães Pavlov usou um método para coletar secreções digestivas que permitia a observação, a medição e o registro do material. Pavlov percebeu que, às vezes, a saliva era secretada antes de o animal receber a comida. A reação não aprendida de salivação se associou ou se condicionou ao estimulo anteriormente associado ao recebimento da comida. Assim, concluiu que a reação ocorria porque os outros estímulos frequentemente eram associados com a alimentação. Pavlov concentrou-se inicialmente nas experiências mentalistas dos animais do seu laboratório. É possível observar esse ponto de vista na expressão reflexos psíquicos, originalmente empregados para se referir aos reflexos condicionados. Mas logo deixou de lado as referências mentalistas e adotou uma abordagem descritiva mais objetiva.

        Em primeiras experiências, Pavlov segurava um pedaço de pão e o mostrava ao cachorro antes de dá-lo para comer. Com o tempo, o cachorro começava a salivar assim que via o pão.         Entretanto, a salivação provocada pela visão da comida devia ser aprendida. Logo, ele chamou de reflexo condicionado por ser condicional ou dependente da conexão feita pelo cachorro entre a visão da comida e o subsequente ato de comer.

 Pavlov descobriu diversos estímulos (buzina, apito, luzes, sons...) que poderiam produzir a resposta de salivação condicionada nos animais.

5- Thorndike colocava um gato faminto na caixa feita de madeira. Deixava a comida do lado de fora da caixa como um prêmio por ele conseguir escapar. O gato tinha que puxar a alavanca ou uma corrente. Assim, repetia a manobra até conseguir abrir a caixa.  O cientista chamou a tendência em apagar ou gravar por aprendizagem por tentativa e erro, ou seja, aprendizagem baseada na repetição das tendências de respostas que levam ao êxito.

        Thorndike apresentou formalmente essa ideia sobre o gravar ou o apagar de uma tendência de resposta, definindo leis de aprendizagem:

         Lei do efeito= Os atos que produzem satisfação em determinada situação tornam-se associadas a ela; quando a situação se repete, o ato tende a ocorrer. Qualquer ato que, executado em determinada situação, produza satisfação fica associado a ela de tal modo que, quando ela se repete, a probabilidade de o ato se repetir é maior do que antes. Inversamente, qualquer ato que produza desconforto em uma situação especifica ai dela se dissociar de maneira que, quando ela se repetir também é menor do que antes.

         Lei do exercício ou lei do uso e desuso= quanto mais um comportamento é realizado em uma situação, mais forte se torna a associação entre o comportamento e situação. Quando o desuso é prolongado tende a enfraquecer a associação.

 

7- Thorndike foi um cientista de grande importância para a forma de pensar em psicologia, denominada associacionismo, bem como para a psicologia educacional. A partir de seus estudos com animais, ele postulou a lei do efeito, um princípio de aprendizagem aplicável tanto ao comportamento animal quanto ao humano. Thorndike lança, deste modo, as bases de uma influente corrente psicológica: o Behaviorismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com