TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica

Seminário: Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Seminário  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 9

1.) Pesquisar e apresentar modelos e práticas de Responsabilidade Social das Empresas, sob o enfoque do trabalho, ambiente, mercado e comunidade e discutir a respeito da conduta das empresas e dos trabalhadores. (Mínimo 6 empresas).

Avon: O projeto premiado da Avon envolve uma redução da emissão de gases de efeito estufa (GHG) por nossas operações logísticas. Ao aperfeiçoar as rotas de entrega dentro de cada região, a Avon Brasil conseguiu reduzir custos, distâncias percorridas, e emissão de gases de efeito estufa.

Natura Ekos: Club Botânico Ambiental: Jovens cultivando vida (atuantes desde 2008, o grupo elabora propostas que colaboram não somente com o ambiente ao redor, mas também com o beneficio próprio de cada um, buscando abordar as adversidades da vida uma maneira mais humana e cooperativa).

Jequiti: A empresa investe em programas de educação e preservação do meio ambiente, e consequentemente, torna-se uma difusora de valores e práticas ambientalistas.

Itautec: Programa Na Mão Certa (desde dezembro de 2008, a Itautec se tornou signatária do pacto empresarial proposto pelo Instituto WCF-Brasil, cujo objetivo é engajar as organizações em iniciativas e campanhas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras).

Bosch: Em Campinas, a empresa mantém o programa “Voluntários Bosch” que, incentiva os 4.100 funcionários de sua Matriz a atuarem como voluntários em projetos sociais, como o “Educando para a Vida”. Ele envolve um grupo de 32 adolescentes, de 14 a 16 anos, que recebem formação técnica no SENAI, em cursos de Mecânica de Usinagem e Eletricista de Manutenção. Neste grupo, os voluntários Bosch estarão ajudando no reforço escolar e também passando valores de cidadania.

Votorantim: O posicionamento da Votorantim com ações conscientes em relação à sociedade e ao meio ambiente está presente desde o início de suas atividades. Nos últimos anos, a Votorantim Industrial (VID) e seus Negócios, por meio do Sistema de Gestão Votorantim (SGV), implementaram diversas iniciativas para a sustentabilidade em seus Negócios, que são incentivados a permear tais iniciativas em seus Planos Estratégicos.

Philips: Aprendendo com a Natureza é mais um projeto da Philips que tem como objetivo levar a discussão sobre meio ambiente a escolas públicas além de incentivar e despertar a curiosidade na criança a apreciar e preservar o meio ambiente.

Petrobras: Projeto De Desenvolvimento Comunitário Construindo Um Rural Digno, Justo e Sustentável. Oportuniza que jovens rurais e agricultores/as familiares do entorno social do município de Tucano fomentem oportunidades de geração de trabalho e renda a partir da qualificação técnica, assessoria e estruturação física de unidades produtivas.

Renault: A Renault do Brasil tem um compromisso especial com o bem-estar das pessoas. Criar um ambiente de trabalho agradável e criativo, gerar novas oportunidades, estimular o voluntariado e, acima de tudo, fazer com que colaboradores e comunidades cresçam juntos, são alguns dos princípios que fazem da Renault um exemplo de empresa cidadã.

Samsung: O logotipo do projeto Samsung Medison Sustentável, simboliza o infinito em menção à sustentabilidade e é composto por três linhas, representando cada um dos pilares da Sustentabilidade: Social, Ambiental e Humano.

Gerdau: Uma das grandes preocupações da Gerdau é seu desempenho na área ambiental. Essa preocupação está refletida em suas práticas diárias, nos investimentos para atualização contínua dos equipamentos e nos programas de estímulo à conscientização ambiental. Seguindo esse princípio, todas as usinas da empresa adotam o Sistema de Gestão Ambiental (SGA,elaborado de acordo com a norma ISO 14001 e que estabelece a análise de milhares de atividades industriais). O objetivo é garantir todo o acompanhamento do processo, desde a utilização de matérias-primas, passando pela parte industrial e de distribuição de produtos, até a correta destinação dos coprodutos gerados no processo. Além disso, o SGA envolve diretamente os colaboradores, aumentando seu comprometimento com os resultados obtidos na área.

2.) Falar em Educação Especial é tocar em um assunto polêmico. Isso porque a educação de pessoas com algum tipo de necessidade especial já passou por diversas fases: exclusão, marginalização, integração e inclusão. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não deixam dúvidas de que o movimento de inclusão no Brasil é irreversível, já que a cada ano o número de estudantes com necessidades especiais cresce na rede regular de ensino. Presume-se que esse crescimento não é por acaso. A Constituição Brasileira de 1988 garante o acesso ao Ensino Fundamental regular a todas as crianças e adolescentes, sem exceção. E também enfatiza que a criança com necessidade educacional especial deve receber atendimento especializado complementar, de preferência dentro da escola.

A inclusão escolar é objeto de preocupação a respeito do seu significado e do modo de torná-la uma realidade em nosso sistema educacional. Pensando sobre esses aspectos, responda:

a) Faça uma breve pesquisa de três tipos de deficiência (física, mental, auditiva, visual, entre outras).

R = Deficiência é todo e qualquer comprometimento que afeta a integridade da pessoa e traz prejuízos na sua locomoção, na coordenação de movimento, na fala, na compreensão de informações, na orientação espacial ou na percepção e contato com as outras pessoas.

DEFICIÊNCIA MENTAL é um atraso ou lentidão no desenvolvimento mental que pode ser percebido na maneira de falar, caminhar, escrever. O grau de deficiência mental varia de leve a profundo.

DEFICIÊNCIA VISUAL é caracterizada por uma limitação no campo visual. Pode variar de cegueira total à visão subnormal. Neste caso, ocorre diminuição na percepção de cores e mais dificuldades de adaptação à luz.

DEFICIÊNCIA FÍSICA é todo comprometimento da mobilidade, coordenação motora geral ou da fala, causado por lesões neurológicas, neuromusculares e ortopédicas ou ainda por má formação congênita ou adquirida.

DEFICIÊNCIA AUDITIVA é a perda total ou parcial da capacidade de compreender a falar através do ouvido. Pode ser surdez leve - nesse caso, a pessoa consegue se expressar oralmente e perceber a voz humana com ou sem a utilização de um aparelho.

b) Quais as dificuldades encontradas pela equipe escolar no processo de inclusão?

R = A falta de prática dos professores, a falta de material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com