TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Moral

Exames: Etica E Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Gosto de citar uma passagem do escritor Camus. Ele conta, que quando pequeno, era um menino pobre que estudava numa escola de meninos ricos. Certo dia, uma professora pediu que cada estudante escrevesse sobre a profissão da mãe. Camus responde que a sua era empregada domestica, mas fica com muita vergonha. Logo em seguida, sente vergonha de ter sentido vergonha. Na primeira vergonha, há um valor ético, que é acreditar que uma boa vida implica riqueza. No segundo momento, há um valor moral, pois ele sabe que não deve ter vergonha da própria mãe.

Comente o texto nas dimensões éticas e morais.

Bem, o texto nos mostra que a primeira “vergonha” é baseada em um valor ético, que é acreditar que uma vida boa e completa implica em riqueza, bens etc. A sociedade capitalista de hoje em dia, vende uma ideia de que só somos felizes com dinheiro, glória e luxo. Por isso Camus sente vergonha em um primeiro momento. Dizer que sua mãe é empregada doméstica, em meio a crianças ricas, seria socialmente falando uma vergonha, aos olhos desta sociedade materialista e capitalista citada acima. Estamos falando de um valor Ético, que de alguma forma nos é imposto pela sociedade. A Ética como visto em aula é a ciência que estuda a moral. Que padroniza. Que rege e especula. E de forma especifica, procura o nexo (senso) entre os meios e os fins. Esta primeira vergonha tem a ver com “o que a sociedade vai pensar de mim”. Por isso a vergonha ao dizer algo que naquele ambiente poderia não ser aceito.

A segunda vergonha tem a ver com a moral. O que entendo por Moral é que ela é abrangente e tem a ver com os costumes dos povos nas diferentes épocas como dito em aula. Compreendo que moral então, tem relação ao que é “certo ou errado”. “Devo ou não devo fazer”. Tem relação com as proibições, que iniciaram com os pais e tomaram força com as experiencias e vivencias da vida de um individuo. Em algum momento, Camus consegue através de exemplos, observações, palavras e gestos, de que não deve sentir vergonha da própria mãe. Isso depende da cultura e dos valores desta família, deste ambiente, desta sociedade em que Camus cresceu. Pra ele é Imoral sentir vergonha da mãe. Independente do que seja.

Sentiu vergonha no primeiro momento, por estar em uma sala de aula com crianças ricas. Mas logo em seguida, percebe que não deveria ter sentido vergonha, afinal ela é sua mãe.

Ao meu ver, Camus teve bons ensinamentos quando criança. Sua família, escola e suas experiencias o fizeram possuir esta “Moral” de que não se deve sentir vergonha da mãe e que os seus valores e definições do que é uma vida plena e feliz, não se resume apenas em posses e dinheiro. Caso contrario, teria sentido apenas a primeira “vergonha”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com