TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo erelativismo

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Antropologia é a ciência do homem e da cultura, entre numerosos conceitos consagrados por esta ciência, dois são considerados básicos: Etnocentrismo e Relativismo Cultural.

A Antropologia condena a atitude etnocêntrica, defende o principio de que as culturas não são superiores ou inferiores, mas diferentes, com maiores ou menores recursos, com tecnologia mais ou menos desenvolvidas.

Os antropólogos adotam procedimentos alicerçados nestes dois conceitos, para desenvolver programas de ação junto a grupos humanos, sujeitos a mudanças socioculturais.

Etnocentrismo e Relativismo Cultural, ambos conceitos se referem a cultura, com diferentes definições. Enquanto o etnocentrismo tem uma vertente de confronto, o relativismo aborda as diferenças de uma forma apaziguadora.

O Etnocentrismo é o principio de considerar que uma sociedade ou grupo toma seus valores culturais e sociais como sendo o melhor, considera-se superior as demais, não aceita outras culturas, há um sentimento de superioridade cultural, sociedades são julgadas pelo seu nível de progresso, desenvolvimento a sociedade mais evoluída, torna a dominante, a exemplo temos a Europa, sua ética é evidentemente etnocêntrica.

O Relativismo Cultural, que é oposto ao Etnocentrismo, diz que não existe como comparar diferentes culturas entre si, que o certo e errado, o bem e o mal são relativos a cada cultura e que só podem ser analisados dentro dos valores da própria sociedade, se refere a visão pela qual deve ser entendido o comportamento em termos de seu próprio contexto cultural.

A posição relativista liberta o indivíduo das perspectivas deturpadoras do Etnocentrismo, deve-se observar os sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica da sociedade vigente, sem usar nenhum meio ou parâmetro pré-concebido pela cultura ocidental.

Etnocentrismo

É o modo de enxergar de um grupo étnico ou cultural instituir-se o centro de tudo, se considerando num plano de mais importância que as outras culturas e sociedades, todas as culturas tendem a considerar seus costumes, hábitos e valores superiores aos demais.

O Etnocentrismo defende a Hegemonia de uma única cultura em relação as demais, destacando que a cultura Hegemônica considera as demais inferiores.

O etnocentrismo esta diretamente ligada ao evolucionismo por não acreditar que o outro pode ter importância também, as sociedades são julgadas pelo seu nível de progresso.

Entre o século XIX e século XX a Europa em contato com outros povos diferentes aos seus provocou uma analise da cultura, tendo inicialmente a Europa como modelo padrão desejável de civilização humana, sendo responsável pelo desenvolvimento das teorias etnocêntricas, que levavam os povos a adotar um mesmo modelo de sociedade.

O nacionalismo, a intolerância religiosa, o preconceito racial, de classe ou de profissão, são algumas formas de Etnocentrismo praticado por alguns povos. Nós brasileiros, por exemplo, consideramos um hábito nojento o comer gafanhoto, rato, pratos considerados especiais em muitos lugares do mundo, assim como os judeus e maometanos não entendem como podemos comer carne de porco, um animal sujo.

O Etnocentrismo racial praticado pelos brancos norte-americanos que formaram milícias que lutam pela pureza étnica do país, eles usam de violência conta judeus, negros e hispânicos.

Os povos tropicais se acham melhores que outras culturas, os urbanos, povos da cidade, se consideram melhores que as pessoas que vivem no meio rural, a visão sobre os povos indígenas ou africanos à época da colonização, são práticas de Etnocentrismo.

O etnocentrismo deixou de atingir somente raça e etnias, passaram a ser utilizados em relação a diferentes sociedades e culturas. Levado ao extremo, o Etnocentrismo dificulta o relacionamento entre diferentes povos chegando ao nível máximo da violência física como ocorreu no passado pelos povos que habitavam a Iugoslávia, levando-os a uma guerra étnica sangrenta, que tinha o genocídio como prática.

Devemos ter como princípio importante o respeito à manifestação de qualquer cultura, mas podemos ter opinião e sermos contrários a algumas práticas, pois existem ações que são contrárias ao nosso ponto de vista cultural, somos parte de uma civilização e acreditamos nos valores que nos foram passados por nossos antepassados. O modo de vida que serve para um grupo jamais serviria para outro.

Um dos aspectos importantes que deve avançar muito ainda, é o respeito ao direito da mulher em relação ao homem, pois em muitas regiões as mulheres são tratadas como seres inferiores, a exemplo disto é a crueldade cometida na prática da extirpação do clitóris e da genitália da mulher, sem nenhum tipo de anestesia, este ritual impede o prazer sexual da mulher, um costume adotado por várias culturas, mulçumanos em sua maioria. Para essas sociedades o papel da mulher é apenas educar os filhos, cuidar da casa, elas não possuem vida própria.

O Etnocentrismo, entretanto, apresenta um aspecto positivo ao ser agente de valorização do próprio grupo. Seus integrantes passam a considerar e a aceitar o seu modo de vida como melhor o mais saudável, o que favorece o bem estar individual e a integração social.

Relativismo Cultural

O Relativismo Cultural é uma corrente de pensamento ou doutrina que tem como objetivo entender as diferenças entre cultura distinta, uma ideologia que defende que os valores, princípios morais, são convenções sociais relativas a cada cultura.

O Relativismo parte do pressuposto que diversas culturas não podem ser comparadas entre si, considerando critérios de superioridade étnica, racial e tecnológica. Não julga uma cultura. Temos diversas culturas e cada uma deu sua contribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com