TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etologia - TDE

Por:   •  1/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 3

Etologia - TDE

Aluna: Tiffany Lima

Primeiro Período, Diurno, Turma U.

  •  O que é Psicologia?

        Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas intenções com o ambiente fisico e social. A palavra provém dos termos grego psico (alma ou atividade mental) e logía (estudo).

  •  O que é Etologia?

        A etologia é uma ciência, ramo da Zoologia, que estuda o comportamento das espécies animais. Como por exemplo, a evolução do comportamento dos animais, o relacionamento e comportamento dos animais com os seres humanos em diversas espécies e etc.

        

Ligação emocional com os animais

        A emoção é um programa de movimentos do corpo, enquanto o sentimento é a forma de como a mente interpreta esses movimentos. As emoções fundamentais descritas pelo Dr. Jaak Panksepp compreendem a busca, raiva, medo e pânico. Nos dias de hoje, vários cientistas concordam que animais vertebrados são capazes de sentir. De acordo com pesquisas de neurocientistas por meio de estímulos no cérebro, compartilhamos os mesmos centros de emoções básicas com animais.

O luto para os animais

        Sabe-se que o sentimento de luto também está presente em diversas espécies animais, desde chimpanzés até elefantes, e não só nos humanos. Segundo pesquisas feita pela antropóloga americana Barbara King, esse sentimento pode desencadear depressão, ansiedade, culpa, raiva e hostilidade. Isso porque o estresse envolve o sistema nervoso central e autônomo, endócrino, cardiovascular, gastrointestinal e imune, afetando diferentes neurotransmissores. Mesmo sendo um processo incompreendido e doloroso, é necessário para a superação da perda e reorganização psíquica e social.

Real conceito de zoológico

        O zoológico tem por sua finalidade conservar espécies ameaçadas de extinção e mantê-las de modo mais próximo do real. Porém, as espécies são enjauladas e retiradas de seu habitat, servido apenas para o entretenimento e lazer das pessoas. De acordo com SAAD et al (2011), além dos animais ficarem expostos, esses locais não proporcionam ambiente adequado e natural para que se sintam bem. Os animais possuem emoções, sentimentos e também devem ter direito a liberdade, assim como nós humanos que precisamos de liberdade para vivermos felizes.

Comportamento consciente nos animais

        Podemos notar uma infinidade de vídeos postados diariamente na internet que mostram o comportamento das espécies, muitas delas extremamente parecidas com o comportamento humano. Muitas pessoas acreditam que os animais são inferiores ao ser humano e não possuem consciência. No entanto, é notável que além de consciência, apresentam emoções e sentimentos. A espécie humana é somente mais uma na natureza, e precisamos nos conscientizar de que somos parte, e não possuidores dela.

                                 Os animais têm sentimento

        Vários cientistas de diferentes nações, mais recente pela Argentina e França, atestaram que os animais possuem consciência, e desde o final do século passado os países elaboraram leis que protegem animais contra a crueldade. Para a Bioética, torna-se imoral proporcionar sofrimento a partir de quando reconhecemos como algo indesejável. No entanto, apenas a constatação científica e imposição legal não é suficiente para evitar que humanos causem sofrimento em animais. Estamos presenciando um avanço discutindo essas questões, e teremos que realizar ajustes em várias áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (205.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com