TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento Reforço Continuo de Resposta de Pressão à Barra (CRF I)

Por:   •  30/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Experimento 4, Reforço continuo de resposta de pressão à barra (CRF I)

[pic 1]

     De acordo com o gráfico acima, podemos notar que o Jubileu associou o som com o alimento, percebemos que a barra SoundFood atingiu seu nível máximo. “O Reforço Continuo tem como efeito imediato fortalecer a resposta

de pressão a barra, e com isso mante-la em alta freqüência no repertorio

comportamental de seu sujeito”( MATOS e TOMANARI, 2002, p.112). .

     Fazer o Jubileu aprender a apertar a barra pra pegar comida, foi necessário ocorrer associação (som) para apertar a barra. O alimento foi um reforço primário, já que tende a ser reforçador para todas as espécies.  Segundo CAB RAL e NICK (2003, p.275) reforço primário é “a apresentação de uma situação de estímulo que reforça ou recompensa qualquer sujeito experimental de uma espécie, sem necessidade de treino prévio.

     Bar Sound também se encontra quase em nível máximo, devido a quantidade de vezes que o Jubileu pressionou a barra de alimentação, a cada vez pressionada a barra ia aumentando.

ActionStrength(força de ação) Mostra como Jubileu associou a atividade com o som, e que, logo após o som ele receberá o alimento. Ela foi aumentando gradativamente de acordo com que o Jubileu executava o comportamento desejado, até atingir o seu limite máximo.

[pic 2]

     Esse Gráfico mostra as tentativas de aprendizado do Jubileu, onde sempre que ele ficava de pé próximo a barra ele era reforçado com o alimento, e cada vez era menor o intervalo entre cada pressão efetuada por ele, atingindo assim, no final a modelagem de comportamento desejado.

     Essa atividade durou em torno de 35 minutos com o aplicativo aberto, acompanhando cada movimento do Jubileu e percebendo que, cada vez mais ele executava o comportamento desejado e acabava executando comportamentos naturais (limpar-se, levantar, farejar) com menor frequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com