TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento SNIFFY

Por:   •  7/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 2

NTRODUÇÃO

A aprendizagem é um processo que estabelece comportamentos através de interações com o ambiente. Dentro da psicologia existem diversas abordagens que estudam o comportamento. No trabalho do rato virtual Sniffy, utilizaremos os conceitos da teoria Behaviorista de Skinner, que estuda comportamentos humanos e animais. Este trabalho, portanto foi realizado através do estudo, análise e observação do comportamento do rato virtual, onde foram abordados conteúdos como comportamento operante, reforçamento contínuo, razão variável e extinção, tendo como objetivo principal a realização prática de conteúdos estudados em sala, desenvolver a observação, capacidade de análise, de condicionamento, e serve como recurso didático na falta de um laboratório real.

MÉTODO

O trabalho foi desenvolvido em dupla dando continuidade ao que foi desenvolvido no primeiro bimestre. O sujeito estudado foi o rato albino, encontrado no software Sniffy, o rato virtual. Também foi necessário o livro ‘Princípios básicos de comportamento’ para a explicação dos procedimentos de cada atividade.

O experimento foi realizado em dupla, a qual foi atribuída a cada integrante a tarefa de controlar o rato, marcar o tempo, e o outro a função de anotar os resultados nas fichas de registro de extinção de reforçamento contínuo (CRF) e registro de reforçamento intermitente – Razão Fixa (VF) ou Razão Variável (VR).

Em cada encontro, realizamos uma atividade prática proposta no livro, e para a continuação da mesma foi necessário salvar os arquivos para a aula posterior.

RESULTADOS

Nas atividades desenvolvidas no primeiro bimestre, Sniffy estava em comportamento operante, então o condicionamos para que aprendesse que quando havia som, a comida caia, e posteriormente, o condicionamos para apertar a barra e comer sozinho através de métodos vistos em aula.

No segundo bimestre, a primeira atividade desenvolvida com Sniffy foi à extinção desse comportamento através da falta de reforçamento, pois, da mesma forma que um comportamento é emitido quando reforçado, ele pode diminuir de frequência ou parar de ocorrer quando não é, e pode retornar ao seu nível operante.

Antes de começar a extinguir o comportamento, alteramos as configurações do programa para parar de emitir a comida, e então esperamos e assistimos aos comportamentos do Snnify até que ficasse cinco minutos sem pressionar a barra.

Esperava-se que o rato ao não receber a comida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com