TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rato Sniffy – Experimento do Comportamento Humano

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  2.565 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Paulista

Curso de Psicologia

Psicologia Geral Experimental

Rato Sniffy – Experimento do Comportamento Humano

Ariane Aparecida de Souza RA: B59482-4

São José dos Campos - SP

        Junho de 2016

Resumo

     O assunto se baseia na Psicologia Experimental, utilizando suas teorias na prática, fazendo uma breve semelhança do comportamento utilizado em animal ao comportamento humano.

     O objetivo do experimento foi observar e analisar o comportamento de Sniffy. Analisando em tempo de 15 minutos a dupla tinha como objetivo registrar dados do nível operante, treino ao comedouro, modelagem, reforço contínuo e extinção, e com os dados fazer com que o rato associa-se o som da barra com a presença da comida, sendo assim o som da barra tornava-se um estímulo de resposta para a comida.

     Com essa experiência ficou claro como se funcionava o método experimental em laboratório e como obter respostas.                 O experimento tem como base: Condicionamento Operante; Modelagem; Reforço.

Sumário

Resumo......................................................................................... 02

Introdução ..................................................................................... 04

Método .......................................................................................... 05

Resultados .................................................................................... 08

Discussão ...................................................................................... 10

Referências Bibliográficas ............................................................. 11

Anexos ........................................................................................... 12

     Pesquisas relacionadas ao comportamento humano rondam o mundo da ciência psicológica desde os primórdios, iniciado por Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936), cientista russo, ao estudar reflexos biologicamente estabelecidos (inatos), observou que seus sujeitos experimentais (cães) haviam aprendido novos reflexos, ou seja, estímulos que não eliciavam determinadas respostas passaram a eliciar. No caso, Pavlov realizou o procedimento de emparelhar o estímulo sonoro (soar do sino) com um pedaço de carne, que para o cão eliciava a resposta de salivação, sendo assim ao apresentar os dois estímulos, primeiro o soar do sino e em seguida a carne, realizado no período de repetição de sessenta vezes, foi constatado o seguinte: o cão começou a eliciar a resposta de salivação apenas na presença do estímulo sonoro.

     Foi John Watson (1878 – 1958) que ficou conhecido pelo caso do “Pequeno Abert e o Rato” (1920), que tinha como objetivo avaliar o pragmatismo da teoria de Ivan Petrovich Pavlov, no experimento de Condicionamento Pavloviano em seres humanos, na qual John Watson utiliza uma criança de aproximadamente dez meses de idade, que poderia aprender a temer algo que a princípio não eliciava a resposta de medo, Watson primeiramente verificou no repertório do indivíduo (criança) um reflexo inato (barulho estridente) apresentando juntamente um estímulo neutro (rato), que ao longo do processo de apresentação e ambos os estímulos, foi constatado que a criança começou a eliciar a resposta de medo apenas na presença do tato.

     Em diversos aspectos, a posição de Skinner representava uma renovação do behaviorismo de Watson. Um historiador afirmou: "O espírito de Watson é indestrutível, límpido e purificado, ele respira através dos trabalhos de B. F. Skinner" (MacLeod, 1959).

Método

Sujeito
  Foi utilizado no experimento o programa de computador Sniffy The Virtual Rat Pro- Version 2.0 (Alloway,Wilson,Graham e Krames), sendo ele um software baseado em 600 movimentos reais de uma rato Wistar branco,apresentado como espaço de desenvolvimento a Caixa de Skinner, equipamento projetado pelo psicólogo B.F Skinner(1904-1990), desenvolvido com intuitos didáticos que possibilitam a aprendizagem e realizações de experimentos dentro da análise do comportamento experimental pois o software Sniffy The Virtual Rat Pro- Version 2.0, reproduz as mesmas funções da Caixa de Skinner, permitindo que se prepare e execute uma grande variedade de experimentos de condicionamentos clássicos e operante.

Ambiente, Materiais e Instrumentos.

Os experimentos fora realizados em um laboratório de informática dentro das dependências da Universidade Paulista - UNIP, foram utilizados microcomputadores-cellon 1.2 GHz, monitor 15” ,dentro de um espaço físico de 78,66 M². Sendo que a coleta de dados foi realizada por 2 pessoas, fazendo uso de fichas de registros e cronômetro

Como foi dito a cima o software Snnify, reproduz as mesmas funções da caixa de Skinner, como, uma barra de pressão no centro ao fundo, possuindo também uma caixa de som no canto superior direito ao fundo, luz no centro, um bebedouro e comedouro também ai fundo da caixa.

Procedimento

Nível Operante (NO) e Reforçamento Contínuo (CRF).

Durante a análise do comportamento no Nível Operante, o sujeito experimental é observado no intuito de obter dados de como eles se comporta no ambiente, ou a forma como ele opera sobre o ambiente, antes das intervenções, ou seja manipulação das variáveis , para se obter dados de comparações futuros entre o Nível Operante(NO) e no Reforço Contínuo da resposta de pressão a barra(CRF). É identificado o número de vezes que o sujeito pressiona a barra, fareja, limpa-se, ou se levanta

Treino ao comedouro

No treino ao comedouro o sujeito é treinado a como chegar ao comedouro, tendo como objetivo que ele se aproxime do comedouro sempre que ouvir o barulho da caixa de som ao fundo, sendo essa prática fundamental para a introdução da variável seguinte.

Modelagem

Nós já nascemos com características biológicas, que nos prepara para interagir como nosso meio. Porém comportamentos podem e são aprendidos, adquiridos ao caminhar de nossas existências. Na modelagem, que foi a variável utilizada nessa etapa, o sujeito irá aprender um novo comportamento, comportamento esse que será aprendido por intermédio de aproximações sucessivas, como a resposta de pressionar a barra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (314.2 Kb)   docx (192.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com