TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PSICOLOGIA – CAMPUS: ASSIS

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS.

CURSO DE PSICOLOGIA – CAMPUS: ASSIS

DISCIPLINA:Psicologia Social (APS)

    TURMA: 10/PS0946

    PROFESSOR: Andreia Sanches Garcia

NPI – 2017-1

NOME: Anieli Soares da Silva RA: B04068-8

1-Os estudos sobre atitudes são realizados no contexto de uma psicologia social científica e orientada por princípios filosóficos e epistemológicos caros a um modelo preocupado com a previsão e o controle dos fenômenos humanos. Leia as afirmativas e a seguir responda:

 

 I. O princípio da consistência cognitiva implica a coerência entre os componentes afetivo e cognitivo de uma atitude. Isto significa que a alteração de um deles pode provocar a mudança da atitude.

 

II. O componente comportamental de uma atitude consiste na ação que sempre a acompanha.

III. Em relação ao comportamento, a atitude é apenas um estado de prontidão. Isto quer dizer que atitude e comportamento não são sinônimos, que o 2o é um componente da 1a e que para a manifestação do comportamento alguma condição propiciadora é necessária, pois a atitude não é suficiente.

 

 É FALSO apenas o que se afirma em:

  1. I
  2. I e III
  3. II
  4. II e III
  5. I, II e III

Justificativa________________________________________________________________________________________________________________

2-Kurt Lewin, teórico oriundo da Psicologia da Gestalt, é considerado um dos principais estudiosos de grupos da psicologia social. Diferentemente dos seus contemporâneos da psicologia social norte-americana, Lewin buscou compreender a lógica dos movimentos grupais tal como se expressam na sociedade e não as leis universais de grupos artificialmente controlados. Sua metodologia de pesquisa e de intervenção ficou conhecida como pesquisa-ação. Assinale a alternativa correta sobre as ideias de Lewin acerca das transformações grupais e da pesquisa-ação.

  1. Kurt Lewin critica as pesquisas com grupos em laboratórios, habituais na Psicologia Social norte-americana, porque elas isolam os mesmos de seus contextos globais, impedindo a compreensão de seus movimentos. Assim, Lewin sugere alguns novos parâmetros metodológicos que incluem influências da gestalt e a proposta de que a pesquisa seja uma ação-social.
  2. Para Lewin, as transformações no grupo não implicam transformações no indivíduo. Devido às influências da gestalt, Lewin compreende o indivíduo como figura e o grupo como fundo, o que assegura a independência do indivíduo em relação ao grupo.
  3. O diagnóstico de constância social de um grupo indica um estado no qual há uma dinâmica, mas onde uma minoria privilegiada impõe barreiras às mudanças sociais.
  4. Para Lewin, o distanciamento e a neutralidade são os mais importantes atributos de um pesquisador
  5. Controlando as variáveis, o pesquisador observa as modificações do grupo e estabelece as leis de funcionamento do mesmo

     Justificativa_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Ao trabalhar o espaço social, Lewin destaca que o clima em que a criança vive é, para ela, tão importante quanto o ar que respira. O grupo a que pertence é o solo em que pisa. Sua relação com esse e sua posição nele constituem os fatores mais importantes do seu sentimento de segurança ou insegurança. Não admira que o grupo de que a pessoa faz parte, e a cultura em que vive, determinen em grande parte seu comportamento e caráter. Considerando estas ideias, a concepção que o autor confere a grupo é a de um conjunto de pessoas:

(ENC 2003)

  1. Configurando uma soma de indivíduos, formando um todo com interdependência entre as partes
  2. Tidas como agradáveis, gente que às vezes soma e às vezes divide e que, por isso mesmo, são independentes
  3. Com quem nos entendemos facilmente, totalizando uma soma de individuos que são independentes uns dos outros
  4. Com quem temos afinidade, formando um conjunto de indivíduos que são como uma família
  5. Que ultrapassa a mera soma de indivíduos, constituindo um todo em que há interdependência entre as partes.

Justificativa____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Mead, psicólogo social norte-americano, propõe uma teoria cujo objetivo foi unificar as tendências psicológica e sociológica da psicologia social. Em relação às ideias do filósofo norte-americano George Mead, identifique a alternativa FALSA:

  1. Para Mead, o Self surge a partir da interação entre os indivíduos, sendo uma instância intermediária entre indivíduo e sociedade.
  2. Mead segue as tendências principais da Psicologia Social norte-americana, em seu enfoque predominantemente experimental na tentativa de entender o indivíduo como a origem do comportamento social.
  3. Mead rompe com a dicotomia indivíduo/sociedade  ao centrar sua análise no ato comunicativo
  4. Para Mead, mais importante do que os comportamentos de pessoas em uma relação, é a forma como estes comportamentos são interiorizados, simbolizados e entendidos.
  5. Mead não compreende o comportamento como um fato psicológico objetivo e isolado, mas como uma resposta dotada de um sentido social compartilhável que se efetiva ou se modifica na interação entre pessoas

Justificativa_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com