TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PSICOLOGIA CAMPUS PARAÍSO - NOTURNO

Por:   •  13/11/2020  •  Dissertação  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA / UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PSICOLOGIA

CAMPUS PARAÍSO - NOTURNO

Bianca Eugenio Nunes Berto RA: D9879J-0

Jean Marco Vazzoler da Silva RA: F038ID-2

Juliana Alves da Silva RA: D8815J-8

Mariana Alves Nogueira RA: F03761-4

Nathalia Ortega Machado RA: D976HG-2

TEMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL

RELAÇÃO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

        

SÃO PAULO

2020

INTRODUÇÃO

Neste trabalho faremos a correlação do artigo “Psicologia social na escola: relato de uma experiência” com a disciplina Psicologia Sociointeracionista.


DESENVOLVIMENTO        

O psicólogo em um contexto escolar está constantemente exposto ao desenvolvimento fisiológico e mental dos diversos alunos e as interações sociais que estão inseridos, portanto aplica-se por muitas vezes um amplo conhecimento de psicologias relacionadas ao desenvolvimento e aprendizagem.

A Psicologia Sociointeracionista está focada em estudar os fatores internos e externos do indivíduo, onde dimensões como biológicas, cognitivas, afetivas, sociais, econômicas, políticas, históricas e culturais são enfatizadas nesse processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Para falarmos de um desenvolvimento humano, devemos enfatizar que tal conceito se diz respeito a totalidade e não restringido apenas a maturação fisiológica e psicológica. Esse desenvolvimento irá se aperfeiçoar durante a vida, solidificando estruturas mentais que nos acompanharão até o fim de nossas vidas. Fatores como hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e o meio onde as pessoas vivem são alguns dos principais influenciadores do desenvolvimento humano.

Desde o momento que somos gerados, já temos o contato com o meio externo, e as interações e nosso convívio social com o meio nos diz muito de como iremos moldar nosso comportamento, isso inclui o comportamento do indivíduo com o outro, a interação da pessoa com o grupo e a relação entre grupos de pessoas.

O desenvolvimento da criança acontece em um contexto social onde as relações e interações com outras pessoas e com determinados sistemas sociais irão contribuir imensamente para que a criança construa e aprimore funções psicológicas cada vez mais complexas. Com isso, ressalta-se, que o desenvolvimento é o processo essencial e cada elemento da aprendizagem ocorre como uma função do desenvolvimento total também, as influências contextuais, incluindo as condições socioeconômicas, políticas, de saúde, da formação acadêmica e profissional, dos valores familiares, religiosos, étnicos, sexuais, culturais e do lugar em que reside, São essenciais para dar continuidade ao desenvolvimento integral das pessoas e da sociedade, portanto, o desenvolvimento social da criança, deve-se estudar o que acontece entre pessoas, e não somente o que acontece com os indivíduos, tomados como unidades isoladas.

O desenvolvimento da inteligência da criança está ligado a solidificação da sua personalidade e maturidade. Para falar de sua personalidade não podemos ignorar as suas condições de existência com o meio.  Consequentemente, além de cumprir seu papel na construção do conhecimento, pode contribuir com a resolução de conflitos e dificuldades desse sujeito nos seus diferentes estágios de desenvolvimento.

Analisa-se também, o papel do contexto escolar, da atuação do professor (concebido como sujeito ativo) e do tipo de atividade planejada, bem como de suas consequências para a aprendizagem do aluno. Para isto, é necessário conhecer a criança em suas variadas dimensões: o tipo de relação que trava com o meio, suas condições de vida, os interesses, os grupos aos quais pertence. Para Vygotsky:

“Ao longo do desenvolvimento das funções superiores – ou seja, ao longo da internalização do processo de conhecimento – os aspectos particulares da existência social humana refletem-se na cognição humana: um indivíduo tem a capacidade de expressar e compartilhar com os outros membros de seu grupo social o entendimento que ele tem da experiência comum ao grupo.”

Podemos compreender que a relação da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, com o meio social é a interferência que um tem sobre o outro. O meio social em que vivemos influência mas não somos moldados de forma padrão e sim adquirimos a consciência de ética e moral visando a melhoria intelectual, pessoal e coletiva de cada um, é um processo contínuo de aquisições quantitativas e de transformações qualitativas que se dão no indivíduo desta forma deve-se considerar os aspectos internos e subjetivos de cada um, condenando a busca por referências e padrões determinados externamente, a partir de suas experiências no contexto das relações sociais ao interagir, é a subjetividade construída socialmente que se manifesta, desta forma, temos um sujeito que não é moldado pelo meio, nem realiza suas aquisições assentado em recursos exclusivamente individuais, mas sim um sujeito que interage e se constrói socialmente participando ativamente da construção e interação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (290.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com