TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIFTC - FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - ITABUNA PSICOLOGIA

Por:   •  21/3/2022  •  Resenha  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

UNIFTC - FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - ITABUNA

PSICOLOGIA

CARINE TELES E JOSSAINE ARAÚJO

AMOR VIRTUAL

Lucicléia Sousa Silva Passos

Professor

Itabuna 28 de abril de 2020

AMOR VIRTUAL

       “Nicole, 27 anos, realizada profissionalmente, estava pronta para constituir sua própria família. Mas como poderia se o homem ideal não estava à vista? Então, graças ao advento das redes sociais, conheceu aquele que atendera todas as suas expectativas. De um simples ‘Olá, você é de onde? ’, chegou ao esperado ‘Quer se casar comigo? ’”.

A chegada das redes sociais trouxe consigo a liberdade de expressões ideológicas e emocionais. E com isso, o amor romântico tomou espaço através da mídia e tornou-se um modelo a ser alcançado. Ser bem sucedido e ter um relacionamento com a pessoa ideal estão no topo da lista de conquistas. Antigamente, a mulher tinha que ser uma boa dona de casa, e o homem um bom trabalhador, atualmente os critérios, além de terem mudado, são imensuráveis e a escolha tornou-se ainda mais precisa.

Hoje a internet possibilita um alcance maior nas interações sociais, e a oportunidade de criar novos relacionamentos com pessoas de diversas culturas e lugares. Da mesma maneira em que o mundo virtual ultrapassou barreiras geográficas, aproximando pessoas de continentes diferentes, não podemos deixar de considerar que este mesmo fator virtual, de forma direta ou indireta, também causou um distanciamento de relacionamentos presenciais.

Um casamento oriundo de um relacionamento virtual, por exemplo, pode ser muito bem sucedido e duradouro. A forma de convivência e comunicação é fluida, pois as pessoas envolvidas se estabelecem numa base de semelhanças, aptidões e objetivos incomuns.

Em contra partida, um casamento de longas datas pode ser colocado à prova por esta nova modalidade de interação, a qual se torna atrativa e facilitadora no envolvimento descompromissado e até mesmo descartável.

Conclui-se que, a diversidade de escolha, a liberdade de expressão e o alcance que a internet pode ter, trazem consigo o peso de transformar um relacionamento virtual, o qual precisa ser adaptado á realidade da convivência humana, em um relacionamento sólido e forte o suficiente para sobreviver às ofertas do mundo cibernético.

REFERENCIAS

AMOR em tempos de redes sociais. No Olhar, 2011. Disponível em: <https://noolhar.wordpress.com/2011/11/08/amor-em-tempos-de-redes-sociais/>. Acesso em: 21 de abril de 2020.

 FERNANDES, Ricardo; ALMEIDA, Bruna. O amor em tempos de comunicação digital: Um balanço das pesquisas em periódicos brasileiros. UFRGS, 2018. Disponível em: <file:///C:/Users/PAULO/Downloads/Ricardo%20Fernandes%20e%20Bruna.pdf>. Acesso em: 21 de abril de 2020.

AMOR na era digital. Dialogando, 2017. Disponível em: https://www.dialogando.com.br/comportamento/amor-na-era-digital/. Acesso em: 21 de abril de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com