TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO CAPÍTULO 1 LIVRO: Modificação de Comportamento

Por:   •  28/2/2017  •  Resenha  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  1.365 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP - Universidade Paulista Sorocaba

Psicologia Comportamental

Introdução (pp. 3 - 18) - Capítulo 1

MARTIN, Garry Modificação de Comportamento 8ª edição

O comportamento é qualquer coisa que uma pessoa diz ou faz, ele sempre vem antes de um acontecimento (produto do comportamento). Existe o comportamento público (visível para todos) e o encoberto (são privados, aqueles que ocorrem “dentro da pele”).

Pensamos por meio de palavras ou imagens, imaginar e conversar consigo mesmo é considerado comportamentos encobertos ou cognitivos. Com o passar do tempo atribuímos termos aos comportamentos como vaidoso, ambicioso, gentil, independente etc. Esses termos na verdade são rótulos sintéticos para as ações humanas e não se referem a comportamentos específicos.

Características do comportamento que podem ser observados são chamados de dimensões do comportamento, e também existe uma frequência do comportamento que seria o número de vezes que ele ocorre.

Para se instalar comportamentos mais desejáveis existe a modificação de comportamento, tem como característica principal ênfase na definição de problemas em termos de comportamento. Então, com o intuito de ajudar os indivíduos a viver melhor em sociedade, a modificação de comportamento envolve uma aplicação sistemática de princípios e técnicas de aprendizagem para avaliar e desenvolver comportamentos privados e públicos desses indivíduos.

Sempre devemos focar no comportamento que queremos alterar, pois é somente através da alteração do mesmo que será reduzido o problema. Esses comportamentos que se precisam ser melhorados são chamados de comportamentos-alvo (comportamentos-problema).

A avaliação comportamental envolve coleta e análise de dados, visando identificar e descrever comportamentos-alvo, identificar possíveis causas do comportamento, orientar a seleção de um tratamento comportamental adequado, e avaliar o resultado do tratamento. A análise funcional é um tipo importante de avaliação do comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com