TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DE ESTUDO DE CASO

Por:   •  1/11/2018  •  Resenha  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

FICHAMENTO DE ESTUDO DE CASO

LUINE MARTINS MAIA

Trabalho acadêmico apresentado como requisito avaliativo na disciplina: Rede Territ. De Aten. Psicossocial e a Intersetoriedade. 

Professora tutora: Ms. Alice Lopes do Amaral Menezes

BAHIA

2018

ESTUDO DE CASO: A cura através do humor: misturando saúde mental, humor e negócios

REFERÊNCIA: Taylor M.; Levit. A cura através do humor: misturando saúde mental, humor e negócios. Richard Ivey School of Business Foundation. Western university, Londres, Ontário, Canadá. 2013

RESUMO:

No estudo de caso, os autores Michael Taylor e Tatiana Levit abordam o modo de organização de uma instituição sem fins lucrativos, fundada por Ian Morrison na cidade de Regina, Canadá. A HTH (Cura através do humor) tinha como objetivo ajudar as pessoas que sofrem de doença mental, de maneira humorada, e assim promover o conhecimento e informação a população, reduzir estigmas e preconceitos. A HTH ofertava ao público aulas semanais gratuitas e realizavam a cada trimestre apresentava uma noite de comédia no Artful Dodger Cafe & Music Emporium, essas apresentações ao vivo eram muito importantes no processo de cura e inserção dos participantes do stand-up comedy.

Muitas pessoas com doença mental não gostam de falar sobre o assunto. P01

“O público em geral não tem acesso a informação e não o que às vezes resulta em pessoas com doenças mentais serem incompreendidas; suas ações são tratadas como comportamento irresponsável, e elas são discriminados”. (p.01)

“Regina é a capital da província de Saskatchewan; com uma população de aproximadamente 210.0003 pessoas, é a décima sexta maior cidade do Canadá”. (p.02)

“Ian Morrison nasceu e foi criado em Regina e tinha fortes ligações com a comunidade. Agora com 32 anos de idade, ele sofreu de uma doença mental por toda a vida”. (p.02)

“Depois de se formar e refletir sobre suas próprias experiências de vida, ele decidiu começar uma escola de stand-up comedy em sua cidade natal para ajudar a mudar as percepções do público sobre doenças mentais e usar a terapia humor para ajudar as pessoas que sofrem de doença mental”. (p.02)

“A HTH foi iniciada em 2009 por Morrison; sua atividade principal era um programa de ensino de escrita e apresentação de stand-up comedy”. (p.02)

“O programa focava em fornecer uma válvula de escapa as pessoas que vivem com a doença mental para reduzir o stress e aumentar sua auto-competência, bem como adquirir habilidades para lidar com a doença e um senso de controle, através do riso e discussões em grupo”. (p.02)

“De acordo com os objetivos maiores da HTH, o tema das apresentações visava reduzir os estigmas públicos, o preconceito e a discriminação sobre a doença mental”. (p.02)

“O programa estava disponível gratuitamente. Seu lema era "Uma vez que você está pronto para rir, você está pronto para curar”. (p.03)

“Em consequência da incompreensão pública e do estigma, muitas pessoas que sofrem de doença mental não querem admitir que têm um problema, não se sentem confortáveis falando sobre ele e, consequentemente, muitas vezes vivem sem tratamento”. (p.03)

“Por esta razão, a HTH concentrou sua comédia em reduzir o estigma público, o preconceito e a discriminação sobre doenças mentais muitas vezes com humor auto-depreciativo”. (p.03)

“As apresentações ao vivo eram uma parte muito importante do processo de cura para cada participante”. (p.04)

“Ele estava convencido de que o objetivo a longo prazo e a marca da HTH devem melhorar a compreensão e aceitação das pessoas que sofrem de doença mental”. (p.04)

“Muitos dos participantes tinham baixa renda e provinham de meios desfavorecidos”. (p.05)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com