TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME PRECISAMOS FALAR SOBRE KELVIN

Por:   •  19/5/2022  •  Resenha  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO ITAPETININGANO DE ENSINO SUPERIOR - IIES

CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA

SILMARA FERREIRA PIEDADE E SILVA

Resenha Filme: “Precisamos falar sobre Kevin”

Itapetininga, SP

3º Semestre/2021

SILMARA FERREIRA PIEDADE E SILVA

Resenha do Filme: “Precisamos falar sobre Kevin”

Trabalho apresentado ao Instituto      Itapetiningano     de Ensino Superior –IIES, como requisito básico para Técnicas de Entrevista e Observação em Psicologia.

Orientadora: Prof.ª Márcia dos Reis Fagundes

Itapetininga, SP

3º Semestre/2021


Kevin nasce em um momento em que Eva está no auge de sua carreira profissional. Eva demonstra apatia com a evolução da gravidez, Franklin é o sujeito que deseja e acolhe o filho que está sendo gerado. Eva resiste em dar à luz a Kevin durante o parto.  Em seus primeiros meses de vida Kevin demonstra choro intenso, Eva demonstra exaustão e o não saber saciar os chamados de Kevin, demonstrando dificuldade em exercer a função materna.

Desde o início do filme observam-se fatos que comprometam o crescimento de uma personalidade saudável em Kevin, como a inexistência de uma unidade entre bebê que acabara de nascer e o objeto primário (mãe).  A mãe Eva, não dava segurança, amor e carinho ao bebê, fato observado em várias cenas do filme. 

A relação mãe e filho torna-se densa, os diálogos entre Eva e Kevin traz de forma clara e dita o quanto a mãe não desejava este filho e o quanto a mesma era feliz antes de seu nascimento.  Kevin ao desenvolver-se demonstra imposição (demanda) aos desejos maternos, busca a atenção de Eva seguindo o caminho oposto solicitado pela mesma, com um ar desafiador como se quisesse reivindicar o olhar e o desejo materno.

A medida em que Kevin cresce mais essa desordem aumentava, a família procura ajuda de médicos, mas o menino se encontra bem de saúde física, porém a saúde psíquica foi deixada para segundo plano. A relação mãe-filho desgastante e sem afeto que o Kevin viveu, fez com que ele construísse uma barreira emocional com demonstrações afetuosas diminutas, sempre em busca da atenção materna, seja   por bem ou por mal. O garoto percebia que a mãe tinha sentimentos de raiva por ele, seu pai por sua vez sempre tratava as atitudes de Kevin como algo comum e com desdém, ignorando os sinais até mais gritantes de Kevin.

Quando o bebê pinta as paredes, estragando a obra que a mãe havia recém feito, ela joga seu brinquedo no chão, quebrando-o. Fica claro o ódio sentido por ela, e a não comunicação com o Kevin, demonstrando sua insatisfação com o filho.

Eva gera mais frustrações do que gratificações em relação ao filho. Não deu carinho, atenção e acolhimento ao bebê.

Kevin não encontra nada de bom ao que é dado a ele, e como acha que tudo é mau ele cria fantasias de agressões, como mordidas e arranhões no seio que seria o objeto do mau devido as suas frustrações.

O pai de Kevin também influenciou a formação de sua personalidade, é ausente, tenta suprir sua ausência com presentes e falta de limites.  Nega auxiliar Eva quando precisa de ajuda mandando ela que procure um médico e tire suas dúvidas, se isentando da obrigação de pai e ajuda a mulher. No filme em vários momentos o pai fecha os olhos e não é capaz de observar as atitudes preocupantes de seu filho.

Kevin cresce nesse contexto e passa a ter comportamentos agressivos e antissociais, demonstrando ser uma criança desprovida de empatia e carisma, fato que ocorre devido a sai criação e relação com a família. Demonstra prazer em ver a dor alheia, sadomasoquista e sente prazer em desrespeitar regras criadas por sua mãe, como fazer suas necessidades no vaso. Continua a fazer nas fraldas para irritar a mãe.

Há uma cena durante o filme ao qual visualizamos a relação mãe e filho, Kevin ao ficar doente passa a ter os cuidados maternos, onde é acariciado e acalentado por Eva, que em seguida lê uma história de arco e flecha, objeto ao qual Kevin irá praticar durante sua infância e adolescência, e que será o instrumento que Kevin utilizará durante o massacre. Ao escutar a história de Robin Hood aconchegado perto da mãe ele está apenas interessado na história e não no ato de carinho e amor.

Após escutar a história Kevin começa a se interessar por arco e flecha e ganha um do seu pai, inclusive foi com esse arco e flecha que mata seu próprio pai, sua irmã e alunos escola.

Kevin antes de matar essas pessoas já demonstrava traços de agressividade e raiva que passaram desapercebidos pelos pais e matar para Kevin era algo que a sociedade não aceita e choca.

No filme Kevin deixa o produto de limpeza ao alcance da irmã, e quase deixando-a cega, nega que fez isso, mas deixa exposta em algumas falas a sua participação.

Nas aulas da professora Márcia o exame de estado mental é possível perceber uma alteração na linguagem de Kevin, o que pode ser visto claramente quando sua mãe vai brincar com uma bola com ele e tenta ensinar a palavra “bola” e outras palavras e Kevin não apresenta nenhuma reação, o que nos leva a hipótese diagnóstica de um atraso no desenvolvimento da linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com