TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases De Piaget

Trabalho Escolar: Fases De Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

FASE SENSÓRIO-MOTORA (0 a 2 anos) Caracteriza-se por mecanismos sensórios e motores, no contato com a realidade, e não há ainda manipulações simbólicas. A criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca.

Como ocorre: Muitos objetos devem estar a sua disposição. Tenha uma caixa grande cheia de objetos que possa ser virada no chão para a criança explorar os objetos.

Ensine todo tipo de caretas, palmas, sons, danças.

Permita explorações de novos objetos como, por exemplo, objetos produtores de som.

Os jogos deste período são ações repetidas de tirar e por, por exemplo. Tenha recipientes, vidros plásticos de boca larga, gavetas... Para que ela possa colocar e tirar objetos do interior.

PENSAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO (2 a 7 anos) Caracteriza-se pelo aparecimento acentuado das representações mentais, desenvolvendo as funções simbólicas (capacidade de simbolizar um fato real, ou seja, "faz de conta").

Como ocorre: Conte muitas histórias, ainda que repetidas (que por sinal a criança adora).

Panelinhas, carrinhos, casinhas... Toda a imitação da realidade é seu brinquedo favorito.

Tenha sempre papel e lápis à mão, desenhar é uma atividade em todos os momentos e lugares.

Brinque com maquiagem. Pinte os rostos de palhaços, animais... Fantasias, roupas...

Ensine os movimentos básicos com a massa de modelar: construir cobras e bolinhas...

Jogue com ela jogos populares como "damas", "loto", "memória", "dominó" e outros similares. Estabeleça seu tempo, imponha limites, pois ela pedirá sempre mais...

Conte histórias completas, com início, meio e fim. Pergunte sobre a história.

FASE DAS OPERAÇÕES CONCRETAS (7 aos 12 anos) Durante este período, as deficiências do período anterior são, em grande parte superadas. A criança consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um fim (objetivo) e revertê-la para o seu início. Possui capacidade de ordenar os objetos tendo em vista uma qualidade padrão (ordenar varas de tamanhos diversos). Isto se dá porque conseguem estabelecer relações. Em nível de pensamento, a criança consegue estabelecer corretamente as relações de causa e efeito e de meio e fim, sequenciar ideias ou eventos, trabalhar com ideias sobre dois pontos de vista (simultaneamente) e ainda formar o conceito de número. Ela será capaz de cooperar com os outros, de trabalhar em grupo, de ter autonomia pessoal. Surgem novos sentimentos morais, característicos deste período: o respeito mútuo, a honestidade, o companheirismo, a justiça, que considera a intensão na ação.

Como ocorre: Leia histórias que, agora, podem dispensar as figuras. Peça que imagine ou desenhe que ilustração seria adequada a cada passagem da história.

Procure fazer atividades que envolvam alguma aventura, descoberta.

Realize experimentos científicos, é de alto interesse e uma maneira de estar junto.

Jogue diferentes jogos. Ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com