TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas do NASF

Por:   •  11/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Ferramentas NASF

[pic 2]

Clínica ampliada

Processo pelo qual os profissionais atuantes no NASF realizam levantamentos e compartilhamento de informações, sobre as condições atuais dos pacientes. Cada uma das especialidades da saúde apresenta uma parcela do estado clinico do mesmo através de diagnósticos e anamneses. Este compartilhamento aqui referenciado como clinica ampliada permite uma observação geral e especifica ao mesmo tempo, através de cada percepção é possível ver os detalhes, no entanto a junção desta nos permite entender um contexto maior, especificando as condições de tratamento e melhorando os processos de intervenção

Apoio matricial

Como o nome sugere a ideia de apoio remete-nos a cooperação, proposta essa trazida pelo apoio matricial. Através da cooperação e distribuição de responsabilidades, que a partir de agora não se dão mais de um jeito unilateral e pessoal (tecnologia dura), podemos observar a facilitação na execução das tarefas (tecnologia leve-dura, tecnologia leve), agora compartilhas; Permitindo é claro uma semelhança na clínica no processo de assistência afinal a divisão de tarefas de maneira a integrar o grupo trás ganhos a toda a equipe.

Projeto terapêutico singular (pts)

Ligado a clinica ampliada e ao apoio matricial, esta etapa do processo pode ou não fazer uso destes recursos, porém tal integração mostra-se muito relevante.  As percepções até então levantadas podem requerer um apoio integrativo ou terapêutico, tais intervenções só são possíveis ações esse processo de integração e compartilhamento, pois assim o usuário tem uma melhor adequação do tratamento complementar as suas necessidades.

Projeto de saúde no território (pst)

O projeto de saúde no território veiculado através da participação coletiva da equipe NASF, se dá pela demarcação e atendimento a áreas especificas com necessidades variáveis, tal perceptiva se dá pois cada contexto social apresenta uma demanda diferente e isto requer um atendimento especifico que inclua deste a prevenção de doenças até a a promoção a saúde.

Pactuação de apoio

Meio pelo qual a criação de novos e administração de antigos NASF’s é propiciado, aqui gestores, equipes de saúde, agentes comunitários e demais profissionais se integram para gerar toda a estratégia necessária para manutenção e prestação dos serviços de saúde, cada vez mais especificado a cada contexto onde são inseridos.

O conhecimento capaz de fundamentar o cuidado deve ser construído na intersecção entre a Filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a Ciência e Tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa, e a Ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana (ROCHA e ALMEIDA, 2000).

Tal conceito referenciado acima, pode-se ver em uso no que diz respeito a atuação dos NASF’s pois estes são integrados a todas s necessidades do ser humano, objetivando garantir seu perfeito estado de saúde, tendo por saúde o conceito mais geral que garante a integridade biopsicossocial. É um desafio garantir tal integridade e aí vemos a importância da atuação de esquipes especificas como as que temos dentro dos NASF’s.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com