TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Capitulo 5 do Livro Neuropsicologia Hoje - Sistemas e tipos de memória

Por:   •  6/11/2023  •  Resenha  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

ANDRESSA DA SILVA MOREIRA - GRR 20181708

Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Curso de Psicologia

Disciplina: Neuropsicologia I (2020.1)

Docente: Tatiana Izabele Jaworski de Sa Riechi

FICHAMENTO: Sistemas e tipos de memória (L3, CAP.5)

A memória, que é essencial para que o homem sobreviva e tenha sua identidade formada, tem como característica a obtenção de diferentes informações que são armazenadas e depois recuperadas. A memória é um sistema que contém vários tipos e subtipos. Dentro desse sistema há a memória operacional, a memória declarativa (explicíta) e a memória não declarativa (implícita). A memória operacional tem a capacidade de conservar e manipular informações (que foram acumuladas na memória de longo prazo) por um “período breve de tempo” (Dos Santos, Andrade, Bueno, 2015) .

Na memória declarativa encontra-se a capacidade de recordação consciente de eventos e fatos culturais que foram aprendidos no decorrer da vida, além disso, essas recordações podem ser declaradas de uma pessoa para outra. De acordo com Tuving (2002 apud Dos Santos et al, 2015) a memória declarativa possui dois tipos, sendo eles a memória episódica e semântica. A memória episódica tem como função o armazenamento de informações acerca da vida pessoal do indivíduo, tais informações podem ser evocadas de forma consciente podendo dar respostas as perguntas “como? onde? quando?”. A memória semântica armazena os conhecimentos gerais de um indivíduo, esses conhecimentos são os mesmos que a população com a mesma cultura dessa determinada pessoa tem. Entre os testes neuropsicológicos para a avaliação da memória episódica estão: testes de recordação livre, testes de memória de reconhecimento e recordação com pistas (Dos Santos et al, 2015).  

Na memória não declarativa ou também chamada de implícita, o aprendizado ocorre aos poucos e a partir de várias repetições, tendo como excessão a memória de priming, que a partir da exposição a um determinado estímulo evoca a lembrança de situações já vividas. A memória não declarativa, que consiste na “aquisição gradual de habilidades”, sendo elas motoras, sensoriais ou cognitivas, contém vários subtipos, dentre eles estão o condicionamento clássico, condicionamento operante, memória de procedimentos, habituação e sensibilização. As memórias de caráter implícito tem como característica o processamento automático, o processo automático inicia- se por meio de um estímulo específico e a partir disso procede automaticamente. A memória implícita permite que uma tarefa, quando praticada gradualmente , se desenvolva automaticamente a posteriori, o que permite a liberação do sistema de processo controlado, que tem por função a execução de tarefas complicadas e que exigem atenção ( Lisman & Sternberg, 2013 apud Dos Santos et al, 2015). Um exemplo disso seria um condutor de veículo que, depois de ter aprendido a dirigir, consegue dirigir e conversar com os passageiros ao mesmo tempo (processo controlado), o que não seria possível se ele ainda estivesse aprendendo a dirigir (habituação). (Dos Santos et al, 2015).

Em questões neurológicas, o lobo temporal medial é de fundamental importância para a formação da memória episódica (subtipo da memória declarativa). Em estudos realizados com pacientes amnésicos, jóvens saudáveis e idosos que foram “submetidos a tecnicas eletrofisiológicas e de neuro imagem”, foi descoberto que no lobo temporal medial há uma divisão de trabalho, onde o hipocampo funciona estabelecendo relações“entre itens ou entre estes e o contexto em que ocorrem” e que os córtices perirrinal e para-hipocampal codificam e recuperam “objetos e itens isolados, enviando para o hipocampo informações específicas em determinados domínios (Davachi, 2006; Tendolkar et al., 2008 apud Dos Santos et al, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com