TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de resumo Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia.

Por:   •  16/9/2017  •  Resenha  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  3.849 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA

Curso: Administração 1º fase 2017/2

Disciplina: Ciência e pesquisa na administração

Prof.: Jaime Bezerra do Monte

Acadêmico: Bruna Lopes Zanoni

Palhoça, 21 de setembro de 2017

Psicologias - Uma introdução ao estudo de psicologia (p. 15-28). 2º capítulo Ficha nº 01                            

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

Ciência e senso comum

O termo psicologia é muito usado no nosso dia a dia. Quando nos referimos ao poder de persuasão de alguém, ou ao seu poder de sedução estamos falando de “psicologia”, outro exemplo de “psicologia” é quando procuramos um amigo para desabafar.

Porém essa não é a psicologia dos psicólogos. Essa psicologia utilizada no dia a dia é chamada de psicologia do senso comum.

O senso comum: conhecimento da realidade

A vida por excelência pode ser entendida por a vida do cotidiano. É no cotidiano que as coisas acontecem, que nos faz sentir vivos, sentir a realidade. As pequenas coisas tais como, sentir sede, saber que preciso estudar, ir ao cinema com os amigos fazem parte do cotidiano e evidenciam que estamos vivos. Já a ciência é uma atividade altamente reflexiva.

O cotidiano e o nosso conhecimento cientifico aproximam-se e afastam-se: aproximam-se, pois, a ciência se reporta ao real; afastam-se, pois, desconsidera a realidade para entende-la melhor, convertendo-a em objeto de investigação.

Todo conhecimento que acumulamos no nosso dia a dia, como aquecer uma chaleira de água ou atravessar a rua é denominado de senso comum. Esse conhecimento intuitivo que torna a nossa vida bem menos complicada.

O senso comum vai do habito a tradição, e passa de geração para geração. Ou seja, aprendemos com nossos pais a atravessar a rua, a usar o liquidificador.

É nesse esforço de facilitar o dia a dia que o senso comum gera suas próprias “teorias” na realidade.

Senso comum: Uma visão de mundo

O conhecimento do senso comum, se apropria de conhecimentos produzidos pelos outros setores da produção do saber humano. O senso comum mistura outros saberes mais especializados e os limita a um tipo de teoria simplificada. Ocasionando uma determinada visão de mundo.

O conhecimento científico passa a integrar a vida cotidiana. Porém é distorcido pelo olhar simples do senso comum.

Áreas de conhecimento

Somente o conhecimento do senso comum não seria suficiente para as exigências de desenvolvimento da humanidade.

Com o tempo o conhecimento intuitivo foi-se especializando cada vez mais até alcançar um nível de sofisticação. A esse tipo de conhecimento sofisticado chamamos de ciência.

O senso comum e a ciência não são as únicas formas de conhecimento que o homem dispõe para desvendar e esclarecer a realidade. Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.

A psicologia cientifica

Definir psicologia como ciência não é uma tarefa fácil. Para isso precisamos entender o que é ciência, e a partir disso entender por que a psicologia é hoje considerada uma de suas áreas.

O que é ciência

A ciência engloba um conjunto de conhecimento sobre fatos ou aspectos da realidade (objetos de estudo), expresso através de uma linguagem precisa e rigorosa. Tais conhecimentos precisam ser obtidos de forma programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação da realidade.

A produção científica permite sua continuidade: um novo conhecimento é sempre produzido a partir de algo desenvolvido previamente. A ciência caracteriza-se como um processo, ela aspira objetividade.

Ciência: objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas especificas, processo cumulativo do conhecimento, objetividade tornam a ciência um tipo de conhecimento que excede o conhecimento do senso comum.

Objeto de estudo da psicologia

Para um conhecimento ser considerado científico é preciso que haja um objeto específico de estudo. Na astronomia o objeto de estudo são os astros, e na biologia os seres vivos. Isso demonstra que é possível isolar o objeto de estudo dessas ciências. Esses cientistas não correm o risco de misturar-se com o fenômeno a ser estudado.

Isso não ocorre com a psicologia, que como a sociologia, ou até como a antropologia e todas as ciências humanas estudam o homem.

A psicologia tem diversos objetos de estudo. A diversidade da psicologia é explicada por causa desde campo de conhecimento ter se estabelecido como área do conhecimento cientifico muito recentemente (final do século 19). A ciência é reconhecida pela exatidão de sua construção teórica, e quando uma ciência é muito nova, ela ainda não teve tempo de expor teorias definitivas, que possibilitem definir mais precisamente seu objeto de estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com