TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme 12 Homens e 1 Sentença

Por:   •  18/5/2016  •  Resenha  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  2.464 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

No presente trabalho iremos analisar o filme “12 Homens e Uma Sentença” a qual iremos associar uma das principais teorias de Kurt Lewin e Jacob Levy Moreno em relação a Dinâmica de Grupo.

Kurt Lewin nasceu na Alemão em 1890, introduziu a dinâmicas de grupo na área das pesquisas, nos Estados Unidos em 1936. Lançou o relato de um estudo de comportamento agressivo “Climas sociais criados experimentalmente”, tinha como finalidade avaliar o clima de um grupo em diferentes tipos de liderança, trabalhando com lideranças democráticas, autocráticas e laisses faire em grupos de crianças.

Kurt Lewin, através dos estudos de dinâmicas de grupos construiu a teoria de campo. Os padrões de comportamento são conseguintes das interações e das influências que o indivíduo estabelece no meio. O campo é constituído por: espaço de vida - que é representado pela pessoa, por seu meio psicológico e sua percepção desse espaço. Campo psicológico – o comportamento do indivíduo está relacionado às características pessoais da pessoa e à situação social na qual se encontra em seu ambiente. Indivíduos se comportam diferentemente de acordo com as tensões do ambiente. Características básicas para a definição do grupo: existência, interdependência e contemporaneidade.

Jacob Levy Moreno nasceu em Romênia em 1889, considerado como criador do Psicodrama. No Psicodrama definido como investigação da alma humana por meio da ação. Com o objetivo de fazer a pessoa vivenciar a realidade com os diversos conflitos facilitando a sua resolução.

Os principais papéis são: diretor - dirige a cena; protagonista - personagem representante emocional do grupo; ego auxiliar - auxilia o protagonista e observa todo o enredo dramático; Público ou plateia: são os demais participantes. Outra forma é a inversão de papeis, atribuindo ao sujeito o papel do outro na cena. Solilóquio - o sujeito fala em voz alta, para que ele ouça sua voz e possa refletir sobre aquilo que disse.

Tam

Lili

TEORIA MORENIANA CORRELACIONADA COM O FILME:

Inversão de papéis: o jurado Davis empregar argumenta e pede para que os demais integrantes do júri se coloquem no lugar do acusado, Davis tenta convencer os demais jurados, atribuindo o papel do outro na cena, fazendo com que este se coloque no lugar do outro. Dessa forma entendo a posição de outra pessoa aumentando sua compreensão acerca da outra pessoa, tendo uma aproximação.

Interpolação de resistência: o jurado Davis vai inserindo novas interpretações que exigem dos sujeitos uma interpretação diferente do caso. A Interpolação era, portanto, um caminho percorrido com estes recursos na busca de trazer a realidade aos poucos para o paciente. E seu objetivo era fazer com que o paciente percebesse o mundo real de acordo com seu tempo.

Diretor do grupo: um dos jurados que, inicialmente, coordena as ações do grupo buscando dirigir o grupo durante a votação. é aquele protagonista do grupo que analisa o contexto social e dirige propriamente a cena

Protagonista: o jurado Davis assume esse papel no filme porque desempenha a função de questionar as ações e emoções, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com