TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME COACH CARTER

Por:   •  7/1/2019  •  Resenha  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  1.516 Visualizações

Página 1 de 9

PÓS-GRADUAÇÃO IDAAM

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – LEAN MANUFACTURING

RELATÓRIO DO FILME COACH CARTER – TREINANDO PARA A VIDA

MANAUS, AM

2018

DANIELE SANTOS DA SILVA

DELMAR FERREIRA DE SOUZA

EDSON ALVES AREQUE

FRANCISCO MENEZES DA SILVA FILHO

MINAY CASTRO VERAS

VITOR GOMES AFONSO

RELATÓRIO DO FILME COACH CARTER – TREINANDO PARA A VIDA

Trabalho apresentado ao módulo de Liderança e Desenvolvimento Profissional do Curso de Especialização em Engenharia de Produção – Lean Manufacturing, da Pós-Graduação IDAAM, como requisito para obtenção de nota na disciplina Competências Transversais.

MANAUS, AM

2018

INTRODUÇÃO

O presente relatório objetiva apresentar um estudo do filme Coach Carter – Um Treino Para a Vida, identificando e analisando os tipos de comportamento do treinador Carter, bem como os seus estilos de liderança e os da diretora da escola em que se passa o enredo.

O enredo do filme é voltado para a atuação de um treinador, Ken Carter, que comanda uma equipe de jogadores de basquete que possuem certas adversidades, conflitos e resistências e que, através do seu comportamento de líder consegue influenciá-los de modo que estes atinjam os objetivos de vencer os desafios pessoais e de jogo e de mudar a realidade cultural e social que se encontram.

A importância deste relatório surge como uma maneira de identificar no filme em questão, os tipos de comportamento existentes e suas implicações no alcance dos objetivos, além de correlacionar os demais conceitos abordados em sala de aula sobre liderança e desenvolvimento social.


O FILME – COACH CARTER: UM TREINO PARA A VIDA

        O filme, Coach Carter: um treino para a vida, acontece em uma escola chamada Richmond, localizada na periferia da cidade da Califórnia, nos EUA, em que relata a história de Ken Carter e uma equipe de jogadores de Basquete com inúmeros problemas comportamentais, culturais e sociais.

A história começa quando Carter retorna para a sua antiga escola e é convidado pelo atual treinador da equipe, prestes a se aposentar, para assumir a liderança do time em que havia sido um grande jogador. O atual time passava por grandes dificuldades; além das sociais, por serem da periferia, os jogadores eram indisciplinados, resistentes e estavam o tempo todo em conflito, além das inúmeras derrotas dentro das quadras.

Carter então aceita o novo desafio e a partir deste momento começam as mudanças que atingem os jogadores, a comunidade escolar e os moradores do bairro.

O primeiro contato com os jovens foi marcado pelo confronto dos alunos em relação ao novo treinador e suas novas metodologias, uma mudança na forma de treinar a equipe, buscando focar nas fraquezas da equipe que eram exatamente a parte física e defensiva, posteriormente a ofensiva. As técnicas utilizadas pelo treinador não eram e ainda não continuam sendo muito comuns no meio acadêmico, mas no decorrer do filme se mostrou eficaz.

Carter acreditava que o basquete não deveria ser um pretexto para estar na escola, mas uma conquista dos alunos que obtivessem notas boas e que frequentassem assiduamente as aulas. Com isso, Carter decide impor regras para participar do time de basquete, atitude que assustou a todos, alunos, pais, e toda a comunidade acadêmica, incluindo alunos, professores e a diretora. Mesmo com todos contra a sua metodologia, Carter se mantém firme e começa a colocar em prática o que desejara realizar.

As mudanças começaram pelo tratamento que os alunos deveriam ter com ele, o chamando de Sr. Carter. Em seguida foi exigido que os alunos interessados assinassem um contrato de acordo firmado entre jogadores e técnico. O contrato abordava regras como bom rendimento escolar, assiduidade as aulas, sentar sempre na primeira fileira nas aulas, utilizar ternos para ir aos jogos, sempre chegar ao treino minutos antes do início das atividades, e tratar todos os adultos com respeito, utilizando sempre pronomes formais. O não cumprimento das regras do contrato implicava na suspensão dos jogos e só retornaria as atividades caso as regras fossem realizadas em sua total integridade

Com muita persistência, foco e determinação, Carter foi conseguindo o que havia planejado e aos poucos os jogadores iam adquirindo disciplina e dedicação, que começou a proporcionar excelentes resultados nas quadras, entretanto ainda não estavam tendo bons resultados em sala de aula. Como esta regra não foi cumprida, Carter resolve trancar o ginásio e cancela todos os jogos do time até que os alunos cumpram todas as partes do contrato.

Através da sua experiência como ex-jogador do mesmo time e de vida, o treinador passa a definir a posição de cada um para colocar nas posições adequadas e mostrar para eles que através da disciplina, foco e comprometimento eles poderiam alcançar outros horizontes distantes daquela realidade que viviam, possibilidades de se tornarem cidadãos de bem e excelentes profissionais.

Todos da comunidade, acadêmica e do bairro, acreditavam que se vencer no basquete vence na vida, entretanto diferentemente do resto da comunidade e da direção da escola, entretanto para Carter o basquete é um meio para se vencer na vida, e que vencendo no basquete não necessariamente se vence na vida. A principal missão dele não foi forma um time ganhador de títulos, mas sim transformas jovens imaturos e irresponsáveis em homens. Durante os treinos o treinador utilizou alguns treinos físicos para disciplinar os seus atletas sempre que faltam com respeito ou quando quebravam alguma regra, tal treino não servia a penas para disciplinar, mas também para melhorar o condicionamento físico dos jovens. Todas as ordens e lições dadas pelo treinador, tinha algum objetivo, ele pretendia atingir com suas palavras os jovens de alguma maneira. Com seu comportamento centrado na moralidade e em fazer o que é certo, permitiu que no decorrer da história se tornasse um exemplo para os garotos, fazendo com que tivessem alguém fazendo o que nunca fizeram para eles, alguém servindo como um guia para que pudessem alcançar futuros diferentes daqueles que a estatística mostra sobre os jovens de periferia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com