TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Spider

Por:   •  28/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Sobre o Filme “Spider”

Após discutir em grupos de três as questões abaixo, respondam cada questão à caneta (de cor preta ou azul). Esta atividade vale de 0 a 10 pontos. Cada questão vale até 2 (dois) pontos. O objetivo é desenvolver uma leitura mais aprofundada da disciplina, tomando a arte (o cinema) como uma mediadora entre o grupo e as questões fundamentais dessa disciplina. O importante é colocar as ideias do grupo em palavras, respondendo a cada pergunta com as suas próprias ideias.

Boa atividade a todos!

Questão 1 – Sobre a primeira parte do filme, na qual o personagem relembra cenas de sua infância: que situações ou cenas do filme ilustram a passagem do menino Spider pelo Édipo? Apenas citem as cenas e expliquem porque elas ilustram o Édipo do menino Spider.

R: Uma das cenas que representa o édipo é quando a mãe está se arrumando frente a um espelho e o menino a olha com admiração, e sai correndo, ela representa o édipo pois o menino estava a admirando se sentindo atraído por ela.

Outra cena que representa é quando a mãe está contando sobre as teias de aranha e o pai então corta o diálogo entre mãe e filho para que eles possam sair. Quando ambos saem, o menino corre até a janela de seu quarto para ver a saída dos dois. A mãe acena para ele e é interrompida novamente pelo pai que a joga para a parede. O garoto então avista o pai e a mãe se beijando e parece desconfortável, nervoso e revoltado, como se não suportasse a relação entre seu pai e sua mãe. Essa cena representa o édipo pois Spider estava com ciúmes de seu pai por estar com sua mãe.  

Questão 2 – Para o grupo de vocês, que problemas ocorreram na passagem do menino Spider pelo Édipo? Elaborem a interpretação de vocês.

R: O problema que ocorreu foi o fato de Spider amar a mãe a ponto de sentir ciúmes do pai, como se a sua fase do complexo de Édipo tivesse se prolongado e piorado a ponto de lhe causar transtornos. A partir daí ele transforma então, a mãe que possui desejos e mantêm relações com o pai na figura da prostituta do bar, enquanto que a mãe é morta, para que permaneça, para sempre, como algo bom e terno na sua memória, sem ser manchada pela presença do pai. Pois no filme o pai sempre aparece como a figura que interrompe os momentos que Spider tem com a mãe só para si, e por isso, a relação entre os dois parece não ser boa, devido ao extremo ciúme sentido pelo garoto.

Assim, a mãe não possui só um lado bom, há também seu lado sombrio, que possui desejos pelo pai e sai à noite para beber, coisas que para a mente do menino são inaceitáveis por irem contra a ideia que ele faz da mãe e contradizem com o que ele havia criado em sua cabeça.

Questão 3 – A partir dos delírios de perseguição de Spider, faça uma articulação entre as cenas do filme e o que vocês aprenderam sobre as posições Depressiva e Esquizo-Paranoide na psicanálise de Melanie Klein.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com