TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme: o cheiro do ralo

Por:   •  26/11/2016  •  Resenha  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 3

FILME: O CHEIRO DO RALO

O filme descreve o dia a dia de Lourenço, um comerciante com uma pequena loja de compra e venda de objetos; sendo que no interior da sua loja há um pequeno banheiro com um ralo que exala um odor forte.

O filme mostra traços de fetichismo e perversão que podem ser observados em Lourenço. Ele é um homem conflituoso, que trata a todos de um modo frio e com ironia. Tem prazer ao ver alguém necessitando do seu dinheiro. Outra fonte de prazer de Lourenço são as nádegas de uma garçonete da lanchonete onde ele sempre come. Na verdade ele detesta a comida da lanchonete e sempre passa mal quando a ingere, mas o faz unicamente para satisfazer sua vontade de olhar as nádegas da garçonete, a que ele chama de “Bunda”. Sua obsessão era tanta que chegou a oferecer a ela dinheiro em troca de sua bunda.

Outro detalhe é o ralo do seu banheiro, que embora exale um odor que inunde sua sala torna-se parte da sua vida, ao ponto de não conseguir arruma-lo; sente que precisa dele. Em suas relações com as pessoas que entravam na loja, não esboçava nenhum afeto e justificava o mal cheiro como sendo do banheiro da sala, que de certa forma ajudava-o a fugir dos afetos.

A recusa de afetos é também um dos traços de perversão. O perverso busca a todo custo recusa-los. Por outro lado vive sua fantasia como se fosse sua realidade; exemplo: quando a garçonete pergunta a Lourenço se comprar parte do seu corpo seria a fantasia dele e ele responde que é a sua realidade. O perverso não recalca suas fantasias, ao contrário tenta de todas as formas vivencia-las assim como Lourenço o fez. O perverso também não apresenta sentimento de culpa diante dos outros, e coisifica as pessoas, não tem sentimentos morais e busca sempre a sua própria satisfação sem levar em conta os outros a sua volta. Além disso apresenta fetiches.

No caso de Lourenço haviam dois fetiches: o fetiche por mercadorias: tinha prazer quando alguém lhe vendia algo por precisar do seu dinheiro, e também por cada história/lembrança que as mercadorias lhe traziam; e o segundo fetiche era por nádegas: era fascinado nas nádegas da garçonete, e ao consegui-las foi em busca de novas, no caso as da mulher que sempre lhe trazia mercadorias.

É um filme bem atual que mostra características da sociedade de hoje, como a coisificação das pessoas e aspectos relevantes no campo da psicologia.

[pic 1]                                                         FUPAC

Fundação Presidentes Antônio Carlos

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

PSICOPATOLOGIA GERAL II

                                                                                                    Profº. Luiz Coimbra

Acadêmico: Getúlio Simões

Teófilo Otoni

2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (199.6 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com