TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Artigos Científicos: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 3

Aula-tema 05: Conhecimento: subjetividade, sensação e percepção

Nesta atividade, abordaremos a importância da linguagem para a Filosofia e como ela torna possível a vida social e política dos humanos, diferindo-os assim de todos os outros animais.

O objetivo da atividade é refletir sobre os fatores que constituem a linguagem, como a linguagem nos caracteriza e diferencia se configurando como o principal recurso de acesso e interação com o mundo.

A atividade consiste na elaboração de um texto argumentativo-reflexivo sobre o papel da linguagem e suas dimensões na formação do sujeito físico, sociocultural e psicológico.

Passo 1: Estude e analise os materiais indicados. Eles são importantes para que você consiga o embasamento teórico necessário para a realização da atividade, por isso, leia aos textos e assista aos vídeos com atenção e, principalmente, reflita sobre eles.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo, Editora Ática, 2012. Unidade 5, Capítulo 4: “A linguagem”. Páginas 185 a 196 (livro-texto).

NERY, Alfredina. Linguagem: O que é e seu papel na humanidade. UOL Educação. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/linguagem-o-que-e-e-seu-papel-na-humanidade.htm>. Acesso em: 17 abr. 2013. Se preferir, clique aqui.

VÍDEO. A menina selvagem - Parte 1. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=_dA2W0SwIwY>. Acesso em: 09 abr. 2013. Se preferir, clique aqui .

VÍDEO. A menina selvagem - Parte 2. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=YiZYRLdAsss>. Acesso em: 09 abr. 2013. Se preferir, clique aqui.

Dica: Os materiais indicados podem ser apenas o começo de seus estudos, que podem ser aprofundados com as indicações feitas no Saiba Mais.

Passo 2: Agora é o momento de trocar ideias com os colegas, compartilhar e discutir as análises feitas por cada um, aprofundar as reflexões. Acesse o Fórum Geral do Ambiente Virtual de Aprendizagem para discutir e responder às seguintes questões:

Como nasce a linguagem? Use elementos dos textos e dos vídeos (indicados no Passo 1) para fundamentar sua resposta.

Quais tipos de linguagem nos permitem acesso ao mundo?

Dica: O Fórum Geral é uma ferramenta assíncrona, isto é, as respostas não são postadas em tempo real. É um meio de comunicação que possibilita a interação, através da discussão coletiva de um determinado tópico. Então, acesse o fórum com regularidade!

Passo 3: A partir dos textos lidos, dos vídeos assistidos e da discussão realizada no Fórum Geral, você deve elaborar, individualmente, um texto argumentativo-reflexivo seguindo o seguinte roteiro:

Capa (contendo nome, RA e título).

Aspectos relevantes sobre a definição e a origem da linguagem (utilize aqui, também, alguns dos elementos discutidos no fórum).

Análise dos empiristas e intelectualistas sobre a linguagem.

Relevância da experiência da linguagem como acesso ao mundo (utilize aqui, também, alguns dos elementos discutidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com