TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Ensaios: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Que quer dizer a palavra crítica?

A palavra crítica vem do grego e possui três sentidos principais: 1)“capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente”; 2) “exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento”; 3) “atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou cientifica”.

2 – Quando passamos da atitude costumeira à atitude filosófica?

Passamos da atitude costumeira à atitude filosófica quando passamos a nos perguntar mais, quando interrogamos sobre o porquê das coisas, das ideias, dos fatos, das situações, dos comportamentos, dos valores, de nos mesmo.

3 -Que significa dizer que a Filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise ou críticos?

Significa que nesse momento manifesta-se claramente a exigência de fundamentação das ideias, dos discursos e das práticas.

4 – Por que se perguntar “Para que Filosofia?”

Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática muito visível e de utilidade imediata.

6- O que é e como é a reflexão filosófica?

Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. É a indagação do próprio pensamento.

10 – Explique brevemente as três principais definições de Filosofia que não podemos aceitar inteiramente.

Quando alguém diz “Está é minha filosofia” ou “Está é a filosofia de fulano ou fulana” ou ainda “Está é a filosofia da empresa”, engana-se e não se engana.

Engana-se porque imagina que para “ter uma filosofia” basta alguém possuir um conjunto de ideias mais ou menos coerentes sobre todas as coisas e pessoas, bem como ter um conjunto de princípios mais o menos coerente para julgar as coisas e as pessoas.

Mas não se engana ao usar essas expressões porque percebe, ainda que muito confusamente, que há uma característica nas ideias e nos princípios que leva a dizer que são “uma filosofia”: a ligação entre certas ideias e humanos. São perguntas sobre a capacidade e finalidade para conhecer, falar e agir, próprios dos seres humanos. É um saber sobre o homem como ser pensante, falante e agente, ou seja, sobre a realidade interior dos seres humanos.

12 -Explique por que a atividade filosófica é uma análise, uma reflexão e uma critica.

Essas três atividades (análise, reflexão e critica) estão orientadas pela elaboração filosófica de ideias gerais sobre a realidade e os seres humanos. Portanto, para que essas três atividades se realizem é preciso que a filosofia se defina como busca do fundamento (princípios, causa e condições) e do sentido( significação e finalidade) da realidade em suas múltiplas formas, indagando o que essas formas de realidade são, como são e por que são, e procurando as causas que fazem existir, permanecer, mudar e desaparecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com