TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Antiga - As Origens

Por:   •  19/5/2016  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA RAÍZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO

                       

                                          Filosofia Antiga- As Origens                                                                        

                                                                

  Caroline Casé,

 Turma A (noturno).

Curitiba, 2016.

Uma passagem bem fragmentada que não tem ao certo um ponto. Veio antes o pensamento mítico, aquele que tem uma concepção  distinta do pensamento filosofo-cientifico. Os primeiros pensamentos vêm com a ideia de aspectos essenciais da realidade em que se vivem, enquanto o mito configura sua própria imagem ao mundo pessoal de cada individuo, eliminando assim as possíveis discussões já que envolve especificamente a visão de cada um. Quanto o pensamento mítico, ele tem tendências a pender  para o lado sobrenatural, misterioso, pois os representantes de cada religião com seus templos e rituais cria se uma ponte de ligação entre o mundo humano e o mundo divino. Em algum momento as pessoas ficam insatisfeitas com as explicações do real no plano divino, inexplicável. Desta maneira alguns filósofos saíram em busca das causas naturais e encontraram o naturalismo: a chave na explicação do mundo. Essa ruptura não se da de forma rápida e completa.

Após vivenciarem realidades concretas, politicas mais intensa, trocas comerciais surgem condições favoráveis para o seu nascimento, tendo uma influencia de diferentes tradições míticas. Isso que dizer que houve uma grande miscigenação de tradições filósofo-cientifico.

Toda essa mudança abre novas visões para uma compreensão mais ampla de mundo, pois fatos de rotina conseguiam agora ser explicados com fatos reais.

Dentre todos os aspectos que se deram como fundamentais o caráter critico tem maior destaque, ou seja, agora não são mais impostas verdades absolutas e/ou definitivas, mas todas podendo serem discutidas. Dando abertura para que cada um tenha a sua própria opinião

                              Referências

Marcondes, Danilo. O surgimento da filosofia na Grécia antiga. In: Marcondes, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio De Janeiro: Jorge Zaher Ed, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com