TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud Além Da Alma

Trabalho Universitário: Freud Além Da Alma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

Freud além da alma.

O filme retrata o início dos estudos do pai da Psicanálise, mostra algumas fases da vida de Freud, observações, estudos e tratamento de pacientes com Neurose e Histeria, através de vários métodos de análise. O filme relata a dificuldade que Freud, nessa época médico de uma equipe, em que seu diretor não acreditava nos sintomas de histeria, fazendo oposição ao tratamento desses pacientes por acreditar que essas doenças se tratavam de uma mentira. Então a partir desse momento Freud se afasta dessa direção e passa a observar outros métodos de tratamento. Expondo as suas observações e estudos para a classe médica, sendo ironizado.

Freud se associa a Breuer nas suas pesquisas sobre os fenômenos histéricos, traumas, as neuroses, e as interpretações de sonhos. O filme mostra que os traumas se ocultam da consciência, deixando as lembranças inconscientes e as emoções são descarregadas fisicamente.

Pode- se dizer que Freud foi um dos poucos, senão dizer, o único que conseguiu fazer uma autoanálise, e através dessa autoanálise e baseado em casos já tratados, conclui que os traumas estão ligados a sexualidade, e através de um sonho consegue desvendar o que estava no inconsciente em relação a seu pai, percebendo que as neuroses podem se desenvolver desde a infância.

Tratando de um caso em que a paciente se nega ser hipnotizado, Freud percebe que as pessoas podem ser levadas ao inconsciente mesmo estando em estado de consciência. Em uma das sessões a paciente revela ter sido molestada pelo pai e ganhado pelo seu silêncio uma boneca. Freud começa a desconfiar de sua paciente, pois a mesma guarda com muito carinho a referida boneca, que deveria ser uma recordação do ato traumático, por consequência rejeitada. O sentimento em relação à boneca que deveria ser de angústia, objeção é de puro prazer.

Freud, após um sonho vê que sentiu raiva de seu pai, porque sua mãe o deixou sozinho para ir dormir com seu pai, e se sente mal por achar que “traiu” seu pai e então pensa em desistir de seus estudos, e sua esposa o encoraja a não abandonar. Entende que universo da fantasia pode estar a realidade.

Quando sua paciente dizia que o pai havia a molestado, na verdade era ela quem queria “possuir” o pai e transportou essa fantasia para fase adulta, que não sendo trabalhada se tornou um recalque.

Freud muda sua teoria, constatando que a criança também tem seus instintos sexuais desde quando nasce, sendo sua mãe o seu primeiro objeto de desejo, pois é ela que supre suas necessidades, alimenta, cuida. Por isso a satisfação em sugar o seio da mãe. Ele resolve publicar seus estudos e levar ao conhecimento do Conselho de Neurologia e Psiquiatria, onde é rejeitado por Breuer, que o considerando como filho, o proíbe de faze- lo. Porém, Freud resolve que para fazer precisa rejeitar aos pais e seguir sozinho.

O médico começa a falar sobre a “Idade da Inocência” onde é praticamente deixado falando sozinho pelos médicos presentes, mesmo assim continua a falar sobre a concorrência da criança com seus pais e dos desafios que as crianças precisam enfrentar para superar os seus próprios confrontos e complexos. Desenvolvendo assim o que se chama de fase oral. Conseguindo superar seremos seres completos, caso não ocorra à superação tornar-se- á um neurótico.

Termina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com