TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Freud, Alem da Alma

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  1.538 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo, Freud: Alem da Alma

O filme conta a vida de Sigmund Freud. Trata-se do momento em que ele cursou medicina, mas seu interesse era por pacientes com histeria. O diretor do hospital tinha ideias totalmente contrarias e achava que era frescura a que eles só queriam fugir das responsabilidades. Querendo acabar com o sofrimento dos pacientes Freud decide estudar a doutrina de Charcot em Paris. Logo se casou com Martha. Continuando seus estudos, viu que mesmo após a hipnose os sintomas continuavam, mas continuou tentando. Em uma conversa com Breuer seu grande amigo, medico e também adepto desse tratamento descobriram que havia um erro na teoria de Charcot: a mente não se dividia tirava o trauma da consciência deixava as lembranças inconscientes.

Durante um sonho descobriu seu complexo de Édipo, e passou a fazer sua autoanálise. Foi demitido do hospital já que Meunert o diretor o surpreendeu hipnotizando pacientes.

Freud elaborou a “Teoria das Neuroses”, baseando em todos os casos tratados e que todos os traumas estão ligados a sexualidade.

Breuer passa para Freud a paciente Cecily que ele tinha considerado curada, mas apresentava sintomas de trabalho de parto , sendo eu nem estava grávida.

O pai de Freud faleceu e ele não consegue entrar no cemitério, desmaiou e teve um sonho aterrorizante. Descobre que existia algo entre ele e o pai. Decidiu voltar ao cemitério com Breuer, mas teve os mesmos sintomas.

Freud continua com o tratamento de Cecily que parecia apaixonada por Breuer seu ex medico, agora deixando de usar o método da hipnose e levando-a as lembranças e fatos da sua vida, Freud certificou que pode chagar ao inconsciente mesmo o paciente consciente. Voltou a pensar em sua infância, tentando fazer alguma ligação com o surto em frente ao cemitério. Teve um sonho em que vê sua mãe eu o deixou sozinho para dormir com seu pai, sentiu ciúmes daí veio a culpa por achar que desonrou seu pai.

Pensou em desistir de suas teorias, mas sua esposa lendo uma de suas agendas viu que Freud escrevia: “... o falso é às vezes a verdade de cabeça para baixo”. Descobre então que no universo da fantasia pode estar a realidade. Quando Cecily dizia que o pai a molestou, na realidade ela queria possuir seu próprio pai, foi aí que Freud muda sua teoria, chegando a conclusão que a criança também tem seus instintos sexuais desde que nasce. Sua mãe ou quem cumpre seu papel, é seu primeiro objeto de desejo.

Breuer acha difícil convencer os outros médicos da sexualidade infantil, e proíbe Freud de publicar aquele capitulo. Em uma palestra no Conselho de Neurologia e Psiquiatria de Viena, Freud tenta mostrar aos médicos suas descobertas, quando um deles pergunta à Breuer se ele concorda, porém ele responde que Freud é um dos melhores que ele conhece mas que jamais poderia concordar com a teoria da “Sexualidade Infantil”.

Terminando o filme, Freud anda até o tumulo de seu pai, mostrando que havia superado o problema. O filme termina com uma mensagem e uma pergunta:

“Conheça a si próprio”.

“Contra o mais velho rival do homem o orgulho

É o inicio da sabedoria.

É uma esperança de vitória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com