TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud Além da Alma - Resumo

Por:   •  10/4/2016  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  1.311 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DO FILME FREUD ALÉM DA ALMA

DISCIPLINA: Teorias e técnicas psicoterápicas psicanalíticas

PROF.: Andressa Lino Grebin

ACADÊMICA: Stéfani Peche Fabri

- “O complexo de Édipo designa o conjunto das relações que a criança estabelece com as figuras parentais e que constituem uma rede em grande parte inconsciente de representações e de afetos entre dois polos de suas formas positiva e negativa”. Com base no Filme discorra acerca do desenvolvimento do Complexo de Édipo no caso Cecily.

Freud acompanhava as sessões de Breuer com a paciente Cecily, onde Breuer utilizava a hipnose para auxiliar na recordação e elaboração dos acontecimentos traumáticos que teriam acontecido com ela. Enquanto isso, Freud acompanhava apenas as sessões de hipnose com a paciente e começava a se interessar pelo inconsciente humano, onde se deu conta de que as pessoas poderiam “prender” seus pensamentos, suas lembranças e seus acontecimentos no inconsciente.

Em certo ponto do filme Freud tem contato com um garoto filho de um general que acabou atacando seu pai e durante o processo de hipnose o garoto revive a cena em que esta segurando uma faca e esta com muita raiva de seu pai. Neste momento o garoto afirma que via uma menina e que seu pai abusava dela, diz que ela parecia ser sua mãe. O garoto acaba mostrando desejo sexual por ela. Freud então, não acreditando no que vê, fica assustado com tal desejo do garoto e foge desta situação complicada. Esta foi o primeiro contato de Freud com uma situação que o faria vir a formular sua teoria do Complexo de Édipo. Mais tarde Freud acaba por descobrir que o menino teria cometido suicídio e pensa que poderia ter feito mais por ele.

Quanto ao caso de Cecily, mais tarde Freud assumiu suas sessões e durante o processo ela confessa ter sido violentada sexualmente pelo pai e para que ela não contasse nada a ninguém o pai lhe da uma boneca como suborno.

Freud percebe o quão estranho é o fato de Cecily ainda guardar a tal boneca com carinho e amor, sendo que ela foi ganha como fruto de uma violência, então começa a desconfiar da verdade da paciente. Depois de um tempo Cecily nega a violação pela parte do pai alegando que só haveria dito isto para agradar Freud, neste momento Freud percebe que para elaborar este complexo a pessoa não precisaria ter consumado uma lembrança ocorrida e sim poderia ser apenas fruto de fantasia. Mais tarde Freud se autoanalisa em relação ao complexo de Édipo.

- Discorra sobre a neurose (histeria) de Cecily e as intervenções de Freud neste caso.

Para Freud, a neurose é o conflito inconsciente do indivíduo onde o Ego e o ID se confrontam.

No caso de Cecily a ansiedade que o trauma causava era descarregado em sintomas físicos como a paralisia das pernas.

A neurose de Cecily, como mostra no filme, foi desencadeada no ambiente familiar, onde sua mãe era extremamente controladora e severa e quando sua mão adoeceu ela podia dormir mais tarde, ter mais liberdade, usar maquiagem e joias o que antes era impossível sem que sua mãe a violentasse. Este fator fez com que Cecily amasse o pai incondicionalmente e abolisse a mãe da vida deles, isto fez com que desenvolvesse o complexo de Édipo pelo pai, já que “tomar” o lugar da mãe seria a melhor opção para ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com