TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionalismo

Projeto de pesquisa: Funcionalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

O Funcionalismo:

Desenvolvimento e Fundação

A Fundação do Funcionalismo

A Escola de Chicago

John Dewey (1859-1952)

James Rowland Angeil (1869-1949)

Harvey A. Carr (1873-1954)

Repmdução de Texto Original sobre o Funcionalismo:

Trecho de Psychology, de Harvey A. Carr

O Funcionalismo na Universidade Colúmbia Robert Sessions Woodworth (1869-1962)

Somente na América

Herbert Spencer (1820-1903) e a Filosofia Sintética

William James (1842-1910): Precursor da Psicologia Funcional

A Vida de James

Os Princípios de Psicologia

O Objeto de Estudo da Psicologia: Uma Nova Concepção da Consciência

Os Métodos da Psicologia

A Teoria das Emoções

O Hábito

Comentário

Somente na América

Contribuições do Funcionalismo

Críticas ao Funcionalismo

Na virada do século, a psicologia assumira nos Estados Unidos um caráter próprio, distinto do da psicologia de Wundt e do estruturalismo de Titchener, que não se interessavam em estudar o propósito ou a função da consciência. Vimos que o movimento funcionalista estava se desenvolvendo a partir das obras de Darwin e de Galton e que tinha como foco a operação dos processos conscientes, e não a estrutura ou o conteúdo da consciência. O principal interesse dos psicólogos funcionais era a utilidade ou o propósito dos processos mentais para o organismo vivo em suas permanentes tentativas de adaptar-se ao seu ambiente. Os processos mentais eram considerados atividades que levavam a conseqüências práticas, em vez de elementos componentes de alguma espécie de padrão.

A orientação prática do funcionalismo levou inevitavelmente os psicólogos a se interes sar pela aplicação da psicologia a problemas do mundo real. Desdenhada por Wundt e

143

Titchener, a psicologia aplicada foi acolhida entusiasticamente pelos funcionalistas, tornando- se seu mais importante legado, um legado que caracteriza a atual psicologia americana. Examinaremos o crescimento e o impacto da psicologia aplicada no Capítulo 8. Neste, trata remos do desenvolvimento e da formalização da psicologia funcional nos Estados Unidos no fmal do século XIX e começo do século XX.

Por que a psicologia funcional progrediu e floresceu nos Estados Unidos, e não na Inglaterra, onde o espírito funcional surgiu? A resposta está no temperamento americano — suas características sociais, econômicas e políticas peculiares. O Zeitgeist americano estava pronto para a evolução e para a atitude funcionalista dela derivada.

Herbert Spencer (1820-1903) e a

Filosofia Sintética

Em 1882, um filósofo inglês autodidata, de sessenta e dois anos, que tinha inventado uma vara de pescar desmontável, chegou aos Estados Unidos, onde foi saudado como herói nacional. Foi recebido no navio, em Nova York, por Andrew Camegie, o patriarca multimilio nário da indústria do aço americana. Carnegie louvou o filósofo como um messias. Aos olhos de muitos lideres americanos, nos negócios, na ciência, na política e na religião, o homem era de fato um salvador; foi convidado para jantares regados a vinho e recebeu honras e elogios em profusão.

Seu nome era Herbert Spencer, o intelectual que Darwin denominava o “nosso filóso fo”, e seu impacto sobre a cena americana foi monumental. De mente prolifica, escreveu muitos livros, vários dos quais ditava a uma secretária nos intervalos de set.s de tênis ou enquanto passeava num barco a remo. Suas obras eram publicadas em série em revistas populares, seus livros vendiam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com