TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionalismo – Schuts & Schuts

Ensaio: Funcionalismo – Schuts & Schuts. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Ensaio  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

Funcionalismo – Schuts & Schuts

1)Com suas próprias palavras descreva as influências de Darwin ao funcionalismo?

O trabalho de Darwin influenciou a psicologia contemporânea mediante a importância do estudo do comportamento animal para a compreensão do comportamento humano e funcionamento mental dos animais; ênfase nas funções e não na estrutura da consciência; aceitação da metodologia e dos dados de diversas áreas, incluindo a geologia , a arquitetura, demografia , entre outros campos que dessem suporte a sua teoria; e também o crescente enfoque nas diferenças individuais, pois Darwin observou varias espécies e formas percebendo a variação entre membros da mesma espécie observando o principio evolucionista.

2)William James foi pioneiro da psicologia funcional, apesar de não ter fundado nenhuma escola ou corrente de pensamento.

Ele não fundou a escola funcional, mas apresentou de forma clara e eficaz as suas idéias, o que era raro na ciência; se posicionou contra o objetivo de Wundt na psicologia, o qual analisava a consciência a partir de seus elementos e forneceu uma maneira alternativa de analisar a mente, a abordagem pratica da psicologia.

3)Quais eram os métodos utilizados por James.

Investigação da consciência por meio da introspecção, complementado com outras técnicas de obtenção de dados, como a pesquisa fisiológica, os testes mentais, questionários e descrições objetivas de comportamento; pragmático.

4) Faça um pequeno quadro comparativo entre o funcionalismo e o estruturalismo.

Escola: Suas características

Escola Luminares Temática Métodos

Estruturalismo Wundt; Titchner Mente; Consciência Analítico; Introspectivo (denominado por Wundt de percepção interior) experimentação.

Funcionalismo William James Adaptação ao meio; Reações funcionais dos comportamentos.

Assentar disputas metafísicas que, de outro modo, se estenderiam interminavelmente. Comparativo; Introspecção e experimentação;

Método pragmático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com