TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Psicologia

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com as categorias de estudo, posso concluir que pessoa está diretamente relacionada ao “eu interior”. Sendo assim, ser pessoa é ser um agente submetido a histórias pessoais, autodescrições e autoconceito. É o fato de a pessoa, conseguir compreender suas limitações e de exercer as suas características, tais como, a de amar, de sentir, de pensar e de agir, em seu favor, no âmbito da vida social. O individuo por sua vez, corresponde à singularidade, uma peculiaridade identificada, em um ser vivo, seja ele, um humano, um animal ou até mesmo uma planta. Nota-se também que a individualidade decorre dos aspectos da pessoalidade, ela toma por base a experiência e as ações exercidas pelos próprios indivíduos, sendo uma característica universal das pessoas. Por fim, o sujeito, diz respeito ao posicionamento e a construção do ser humano, dentro de uma sociedade, como um individuo/pessoa. Reconhecido pelos seus comportamentos mediante o coletivo ou na própria relação de seu convívio social, sendo sempre regulado por um determinado contexto sociocultural.

O comportamento humano pode ser considerado como uma forma pelo qual os seres humanos, influenciados por desejos, motivação e impulsos, expressam o seu comportamento interior, previsíveis ou não, para que possa lidar com os conflitos e as necessidades momentâneas. Resultado das circunstâncias em que se encontram no meio em que vivem.

A experiência humana, por sua vez, está relacionada ao conhecimento, pode ser transmitida por gerações ou pela interatividade do ser com o mundo externo. Pode ser identificado também, no quanto o ser humano vivenciou determinadas situações ou passou determinados momentos de aprendizagem, sendo eles favoráveis ou não, acrescentaram informações que contribuem no seu processo de formação como um indivíduo ao longo de sua vida.

Por fim a subjetividade está voltada a ideia de algo relativo, uma coisa que varia de pessoa para pessoa, uma peculiaridade, constituída por um somatório de fatores internos e externos do sujeito, decorrente das condições histórico-sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com