TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Trabalho Escolar: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

Superávit

O superávit é um termo latino, que significa que, no que diz respeito à balança comercial, durante um determinado período de tempo, as exportações de um país foram em maior valor que as importações. Mostra que, ao final desse período de tempo, entrou mais dinheiro no país do que a quantia que saiu por meio das exportações.

Existe ainda uma diferença entre dois tipos de superávits: nominal e o primário.

O primário é o resultado da subtração da receita (valor ganho) com a despesa, sendo que essa conta não inclui os juros de dívidas públicas. Essa receita não se configura apenas como dinheiro, mas também patrimônios de posse governamental e outros valores . Impostos, lucro de empresas governamentais são alguns dos principais meios de arrecadação do governo. Já alguns dos principais gastos são as obras públicas, salários e manutenções públicas. Sendo positivo o valor deste balanço, o lucros é usado para aplicar no pagamento das dívidas internas.

Dívida interna é a dos estados com pessoas ou empresas nacionais. Essas dívidas, como todas as outras, geram juros e o ganho obtido num superàvit primário é usado para o pagamento deles. Essa ação de pagamento dos juros se faz necessário não penas para impedir o crescimento, a partir dos juros da dívida, mas também para mostrar ao credor, que o governo pode e vai pagar as suas contas.

Caso o valor obtido no superávit seja mais que o suficiente para o pagamento dos juros, ele será empregado no valor total da dívida, quitando-a, assim, e diminuindo a dívida pública. Nesse caso, é chamado de superávit nominal. Ou seja, o superávit nominal é aquele que é usado para a quitação de dívidas públicas.

Déficit

É uma palavra de origem latina, que representa um saldo negativo, um prejuízo ou um sistema em que se gasta mais do que se ganha. No âmbito da balança comercial, o déficit acontece quando o valor das importações é maior que o das exportações. Sendo assim o déficit é um resultado em quando o país acaba gastando mais do que produz, comprando mais do que vendendo.

Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) A DLSP é definida como o balanceamento entre as dívidas e os créditos do setor público não-financeiro e do Banco Central. Os saldos são apurados pelo critério de competência, ou seja, a apropriação de encargos é contabilizada na forma pro rata, independente da ocorrência de liberações ou reembolsos no período. Eventuais registros contábeis que não utilizam esse critério são corrigidos para manter a homogeneidade da apuração. A Dívida Líquida do Setor Público é utilizada como base para o cálculo do déficit público "abaixo da linha". Os saldos da dívida externa brasileira são primeiramente convertidos para dólar americano, e posteriormente convertidos para reais pela cotação de venda do dólar dos Estados Unidos no mercado de câmbio de taxas livres. Diferentemente de outros países, o conceito de dívida líquida utilizado no Brasil considera os ativos e passivos financeiros do Banco Central, incluindo, dessa forma, a base monetária como componente da dívida, principalmente, pelo fato de constituir forma de financiamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com