TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1

1. A prática de administrar pessoas está sendo discutida em todo o mundo e em todas as esferas do ambiente empresarial. A Administração de Recursos Humanos está sendo substituída pelo termo Gestão de Pessoas que quer dizer:

Assinale a alternativa correta:

a. Um conjunto de esforços para melhorar o desempenho das empresas no seu ambiente de atuação, levando-se em conta práticas de controle de custos mediante processo de downsizing.

b. Um conjunto de objetivos e metas que permitem às pessoas atingirem seus objetivos pessoais e, posteriormente, os objetivos organizacionais.

c. Um conjunto de políticas e práticas que permitam a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.

d. Um conjunto de esforços para atrair talentos para a organização.

e. Um conjunto de normas e regras que delimitam a atuação das pessoas e não as coloca como agentes de mudança no processo de competitividade.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

1. A administração de recursos humanos, historicamente conhecida como administração de pessoal, lida com sistemas formais para administrar pessoas dentro da organização. Gestão de pessoas tem assumido papel estratégico e vital porque as organizações estão tentando transformar seus recursos humanos em fonte de vantagem competitiva. (BATEMAN E SNELL, 1998).

Tendo o texto acima como referência inicial, considere as afirmações a seguir.

(I) Os direcionamentos estratégicos da organização, os negócios em que pretende participar, em que mercados tem intenção de atuar e o crescimento esperado para o futuro são estímulos para a moderna gestão de pessoas.

(II) As empresas bem sucedidas buscam trabalhadores proativos, capazes de constante renovação e automotivados. São trabalhadores que investem em sua organização com esforço, dedicação, responsabilidade e comprometimento, na expectativa de colher reconhecimento, crescimento profissional e satisfação no trabalho.

(III) Na atual concepção, pessoas são recursos da organização. O foco da gestão de pessoas é o controle a adaptação do indivíduo à empresa, garantindo, deste modo, a produtividade.

Está(ao) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):

a. I

b. I e II

c. II

d. III

e. I e III

0,2 pontos

PERGUNTA 3

1. A Gestão Estratégica de Pessoas, tanto nas grandes, como nas pequenas e médias empresas, representa uma grande oportunidade que não vem sendo explorada pela maioria delas para ganhar mais, ser mais eficaz, criar reputação de marca e sustentabilidade do negócio. Gerenciar estrategicamente as pessoas é uma ciência que, se respeitada e processada adequadamente, certamente impactará – no curto prazo – o sucesso sustentável de qualquer empreendimento. Quanto à prática de alinhar a gestão de pessoas ao planejamento estratégico da organização, assinale a alternativa correta.

a. O que se espera do profissional de recursos humanos é que ele seja capaz de adaptar pessoas ao trabalho.

b. Os processos de recrutamento e seleção têm-se modificado, no sentido de usar novas técnicas, capazes de identificar pessoas com adaptação ao trabalho.

c. Planejar estrategicamente a gestão de pessoas na organização significa pensar a organização como um todo em sua relação com o ambiente, em uma perspectiva de passado.

d. A gestão de pessoas pode ser conceituada como um conjunto de políticas e práticas de uma organização definidas para orientar e controlar as pessoas.

e. A gestão estratégica de pessoas contribui para gerar vantagem competitiva, por promover o desenvolvimento de habilidades, aprimorar as relações sociais e gerar conhecimento.

0,2 pontos

PERGUNTA 4

1. A partir da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com