TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoa AM

Trabalho Universitário: Gestão De Pessoa AM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 6

Unidade 2 Gestão de Pessoas

Pergunta 1

1.

A gestão de pessoas passa por uma reformulação de seu modelo. A globalização e o aumento da competitividade fazem com que as empresas procurem novas formas de trabalhar com as pessoas. Isso porque a sobrevivência das empresas depende muito de dois fatores humanos. Assinale a alternativa que melhor define essa dependência.

Resposta

a. As organizações dependem cada vez mais do desempenho e da competência das pessoas para sobreviver.

b. As organizações dependem cada vez mais do quadro reduzido de funcionários para manter a lucratividade.

c. As organizações dependem da quantidade de pessoas para poder produzir mais e oferecer serviços e produtos com um preço mais competitivo.

d. As organizações dependem cada vez mais da entrega das pessoas para se manterem competitivas.

e. As organizações dependem dos talentos inatos das pessoas para oferecer o melhor serviço e se manter no mercado.

0,2 pontos

Pergunta 2

1.

Um novo modelo de gestão de pessoas não se aplica somente por necessidades que foram criadas tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. Existem bases para a criação e a implantação de um novo modelo de gestão de pessoas. Duas das principais bases para esse modelo são a entrega e os padrões de complexidade. Assinale a alternativa que melhor define a entrega.

Resposta

a. A entrega pode ser entendida como um saber agir responsável e reconhecido, que agrega valor à organização.

b. A entrega é a soma de tudo o que uma pessoa produz para uma organização.

c. A entrega é o que a organização dá em troca de um trabalho realizado por uma pessoa.

d. A entrega é um conceito chave para entender o quanto uma pessoa dá e recebe da organização.

e. A entrega pode ser entendida como o quanto uma pessoa se dedica à organização.

0,2 pontos

Pergunta 3

1.

"A complexidade das atribuições e responsabilidades passou a ser o elemento de diferenciação dentro das empresas. Hoje podemos observar nas descrições de cargo - diferentemente do que ocorria até meados de 1990 - não mais simplesmente descrições de funções e atividades, mas expectativas de entrega desses cargos, que apresentam uma escala crescente de complexidade." Assinale a alternativa que melhor está de acordo com essa afirmação.

Resposta

a. A complexidade associada a cargos, não tem relação nenhuma com os "padrões de complexidade"

b. A complexidade não tem relação com a gestão de pessoas, este é um conceito de ordem apenas administrativa.

c. A complexidade é alinhada ao que chamamos "padrões de complexidade", conceito pelo qual considerarmos que a pessoa agrega mais valor à medida que assume responsabilidades e atribuições mais complexas.

d. A complexidade está ligada ao tamanho da empresa, quanto maior a empresa, maior a complexidade.

e. A complexidade nada mais é do que uma nova forma de hierarquizar os cargos em uma escala ascendente.

0,2 pontos

Pergunta 4

1.

No esforço de desenvolver um novo foco estratégico voltado para a integração e a inovação e para o desenvolvimento de suas competências estratégicas, as organizações têm buscado alternativas aos programas tradicionais de Gestão de Pessoas, amparadas por um conjunto de teorias de Administração que, cada vez mais, enfatizam a importância da construção de uma visão de parceria entre as organizações e seus empregados. Dentre as ideias apresentadas a seguir, qual NÃO constitui uma tendência, em termos da prática estratégica de Gestão de Pessoas?

Resposta

a. Utilização de mecanismos de remuneração estabelecida com base no alcance de objetivos previamente negociados, tratada com justiça e absoluta coerência com todo o discurso de compromisso defendido pela organização.

b. Existência de um bom sistema de avaliação para que toda a organização possa conhecer o resultado dos esforços individuais, identificando as dificuldades, bem como as possíveis soluções de melhoria que ajudem a corrigir o curso da ação estratégica.

c. Oportunidades profissionais definidas por meio de um plano de cargos no qual o crescimento dos indivíduos e o seu status na organização ocorrem em função de tempo de serviço, independente de seu nível de contribuição.

d. Criação de canais e mecanismos de estímulo para que as pessoas possam fazer fluir as suas ideias pela organização, bem como para que possam se engajar ativamente nas conversações importantes sobre as definições e as ações da estratégia.

e. Aumento da liberdade de decidir e agir; maior (co) responsabilidade pelas decisões e resultados; amplo conhecimento sobre os limites de seu campo de decisão e ação; maior acesso aos recursos necessários para a melhor decisão e ação (informação, equipamentos, rotinas otimizadas, etc.).

0,2 pontos

Pergunta 5

1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com