TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do estresse

Trabalho acadêmico: Gestão do estresse. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................5

REFERÊNCIAS...........................................................................................................6

ANEXO........................................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

As exigências impostas à população pelas mudanças da vida moderna e, consequentemente, a necessidade de ajustar-se a tais mudanças, acabou por expor as pessoas a uma frequente situação de conflito, ansiedade, angústia e desestabilização emocional. O estresse surge como uma consequência direta dos persistentes esforços adaptativos do indivíduo à sua situação existencial. O estresse nem sempre é um fator de desgaste emocional e físico, e sim, é um mecanismo natural de defesa do organismo. Recebem-se os estímulos internos e externos através do sistema nervoso e dependendo da forma com que esses estímulos são enfrentados poderão provocar alterações psicológicas e biológicas negativas, podendo levar ao estresse crônico (FAVASSA; ARMILIATO; KALININE, 2005).

Em 1992, a Organização Mundial de Saúde, a OMS, chamou o Estresse de "a doença do século 20" (SOUZA et al., 2002). Atualmente, o estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado uma epidemia global que não mostra sua verdadeira fisionomia. Na verdade, sequer é uma doença em si: é uma forma de adaptação e proteção do corpo contra agentes externos ou internos (BAUER, 2002).

As doenças que atingem o ser humano agora são aquelas caracterizadas pelo acúmulo lento e progressivo de danos. Recentemente, uma série de trabalhos médicos confirmou a importância do estresse nas doenças do coração, de pele, gastrointestinais, neurológicas e de desordem emocional, e também relacionado a uma série de desordens ligadas ao sistema imunológico, de defesa do organismo, que vão desde o resfriado comum até o câncer (BAUER, 2002).

Nas ultimas décadas, a grande exigência imposta às pessoas pelas mudanças da vida moderna, passou a exigir do ser humano uma grande capacidade de adaptação física, mental e social, fazendo com que as pessoas ficassem expostas a uma frequente situação de conflito, ansiedade, angústia e desestabilização emocional. O estresse surge como uma consequência direta dos persistentes esforços adaptativos Do indivíduo à sua situação existencial (BALLONE, 2002). De acordo com Favassa, Armiliato e Kalinine (2005), o termo estresse vem da física, tendo como sentido o grau de deformidade que uma estrutura sofre quando é submetida a um esforço. Esta deformidade pode ser de menor ou maior grau, conforme a dureza deste, e o esforço a que está submetido.

2 DESENVOLVIMENTO

O stress pode atingir qualquer pessoa, pois mesmo as mais fortes estão sujeitas a um excesso de fatores estressantes que ultrapassam sua capacidade física e emocional de resistir. No passado, pensava-se que o stress se desenvolvia apenas em três fases:

• Alerta ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor;

• Resistência nessa fase possa surgem diversos comprometimentos físicos em forma de doença;

• Exaustão nessa fase possa surgem diversos comprometimentos físicos em forma de doença;

É preciso, primeiramente, saber o que está estressando o indivíduo. O auto conhecimento vai levá-lo a entender o que está incomodando e prejudicando. Isso vai evitar que o fator estressante possa acarretar-lhe maiores consequências. Existem também várias formas de tratamento, os mais indicados são os acompanhamentos psicológicos dependendo do caso, às vezes é necessária a avaliação psiquiátrica e o acompanhamento medicamentoso.

Tratamento do estresse tem como objetivo identificar os estressores internos avaliá-los e gerar alterações no estilo de vida do indivíduo, através da mudança de hábitos e comportamentos potencialmente nocivos.

Certamente não existe uma fórmula mágica para tratar as complexas implicações do estresse. Depende de cada indivíduo desenvolver qualidades e atitudes como conscientização, autocontrole e autoconfiança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com