TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HENRI WALLON - Uma concepção dialética do Desenvolvimento infantil

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 7

ALUNO: Andria Regina Zuffo

TÍTULO DO LIVRO: HENRI WALLON Uma concepção dialética do Desenvolvimento infantil

CAPITULO DO LIVRO: Capítulo II UMA PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA

OBS: As paginas citadas estão de acordo com o PDF disponibilizado.

FIXAMENTO SOBRE O ASSUNTO:

“A psicologia se vê às voltas com a definição de suas balizas como campo de conhecimento. Sendo natureza do sujeito seu objeto, forma exterior e distanciada” [Pág. 18].

“A substituições indevidas entre o plano subjetivo e o objetivo. Campo das atividades cientifica, ciência do homem ou ciência da natureza” [Pág. 19].

PSICOLOGIA: ENTRE AS CIÊNCIAS NATURAIS E AS CIÊNCIAS SOCIAIS.

“Wallon busca explicitar seus fundamentos epistemológicos, objetivos e métodos.” [Pág. 19].

“As principais correntes no pensamento filosófico ocidental, origem da contradição” [Pág. 19].

“Opõe-se às concepções reducionistas que limitam a compreensão do psiquismo humano a um ou a outro termo da dualidade espírito-matéria” [Pág.19].

“Vigorosa critica á psicologia. Vê o psiquismo como entidade incondicionada, completamente independente do mundo material” [Pág.19].

“Reflexão do sujeito sobre suas sensações e imagens mentais, como único instrumento de a cesso á vida psíquica” [Pág.19].

“Concepção idealista está presente também na teoria de Bergson, que leva o mergulho intimo proposto pela psicologia” [Pág.19].

“Bergson elege a intuição como única via de acesso ao real, propondo ao emprego de qualquer procedimento de análise proveniente das ciências naturais” [Pág.19].

“Bergson recusa a possibilidade da psicologia científica” [Pág.19].

“Oposto, os materialistas mecanicistas proclamam as bases biológicas da ciência psicológica, fenômenos psíquicos, fatores exteriores, situam na matéria dos organismos” [Pág.20].

“Visão organicista, a consciência seria um simples decalque das estruturas cerebrais” [Pág.20].

“Wallon admite o organismo como condição primeira do pensamento, afinal toda função psíquica supõe um equipamento orgânico”´[Pág.20].

“O objeto da ação mental vem do exterior, isto é, do grupo ou ambiente no qual o indivíduo se insere. Entre os fatores de natureza orgânica e os de natureza social as fronteiras são tênues, é uma complexa relação de determinação recíproca” [Pág.20].

Wallon identifica, nessas abordagens psicológicas, a expressão das contradições do pensamento dualista ao qual se opunha. “Psicologia idealista, tese”. Materialismo mecanicista, antítese. Mas a síntese foi ainda atrasada por uma atitude naturalista, o positivismo, que é ainda defendida por um grande número de cientistas. (GALVÃO, pág.20).

“Reduzir as ciências do homem ao estudo de objetos exteriores passíveis de serem abordados conforme critérios de neutralidade e objetividade, tais como definidos nas ciências da natureza” [Pág.20].

“Para Comte, ao cientista cabe somente observar (e medir) os fatos, constatar suas condições objetivas de existência e estabelecer co-relações entre as variáveis envolvidas, mantendo-se deles

distanciados “[Pág.20].

“Comte recusa a inclusão da psicologia no quadro das ciências” [Pág.21].

“Diversas abordagens da psicologia ou filosofia, a constante intenção de tentar superar dicotomias e análises reducionistas. Característico de Wallon na sua atitude teórica” [Pág.21].

“Superação dos dualismos continua sendo uma questão da máxima relevância no debate teórico contemporâneo” [Pág.21].

“Compreensão dos fenômenos a partir dos vários conjuntos dos quais participa e admitindo a contradição como constitutiva do sujeito e do objeto” [Pág.21].

O estudo do psiquismo não deve, portanto, desconsiderar nenhum desses fatores, nem tampouco tratá-los como termos independentes; deve ser situado entre o campo das ciências naturais e sociais. Para constituir-se como ciência, a psicologia precisa dar um passo decisivo no sentido de

unir o espírito e a matéria, o orgânico e o psíquico.(GALVÃO, pág.21)

“O estudo desta realidade movediça e contraditória que é o homem e seu psiquismo beneficia-se enormemente do recurso ao materialismo dialético, perspectiva filosófica especialmente capaz de captar a realidade em suas permanentes mudanças e transformações” [Pág.21].

“Wallon adota o materialismo dialético como método de análise e fundamento epistemológico de

sua teoria psicológica, uma psicologia dialética”[Pág.22].

O PAPEL DA ANÁLISE GENÉTICA E DO RECURSO A

COMPARAÇÕES MÚLTIPLAS

“A psicologia genética estuda as origens, isto é, a gênese dos processos Psíquicos” [Pág.22].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com