TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Psicologia Moderna

Dissertações: História Da Psicologia Moderna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 3

Questões História da Psicologia

1. Por que os psicólogos alegam ser a psicologia uma das disciplinas acadêmicas mais antigas e ao mesmo tempo mais modernas? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX como do século XX.

RES:Diz-se que a psicologia é antiga mais ao mesmo tempo moderna, pois os interesses por entender o comportamento humano e a forma de pensar sempre estiveram presentes desde o início dos tempos. Porém os questionamentos tanto no início do século XIX, quanto no século XX permanecem os mesmos. O que mudou foi somente a forma de abordagem e a criação de técnicas que procuram dar respostas sobre esses questionamentos.

2. O que e possível aprender com o estudo da história da psicologia?

RES: O estudo da história da psicologia nos proporciona observar a evolução da psicologia. É a partir da história da psicologia que unimos todas as matrizes de pensamento e abordagens, mesmo estando em períodos diferentes, com opiniões divergentes. Somente ela no proporcionará um entendimento coerente sobre a psicologia, mesmo tendo dentro dela, tantas visões e abordagens diferentes.

3. O que diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifique de que maneira os dados históricos podem ser distorcidos.

RES: Existe uma grande diferença entre dados históricos e científicos. Os dados históricos são apenas dados teóricos, deixados por historiadores, filósofos e pensadores sobre algo. Tais anotações podem se perdem conforme os anos, deixando fragmentos perdidos, incompletos e até subentendidos pelo próprio escritor. Podendo ocorrer perdas de dados que seriam importantes para alguns estudos. Além da incerteza que, aquilo que se está lendo é de fato verdadeiro e foi realmente escrito pelo autor, com as traduções perde-se informações que podem ser extremamente importantes para o estudo em si. Já os dados Científicos, eles são dados de estudo coletados, a partir de experiências ou pesquisas, e observação. Algo palpável, realizados por equipes e documentados. Os dados científicos podem ser refeitos, pois não são uma “ideia” e sim a conclusão de um estudo.

4. Como as forças contextuais, influenciaram o desenvolvimento da psicologia moderna?

RES: A psicologia foi tomando forma, graças às mudanças que ocorreram em nosso meio durante os tempos. As influências econômicas, culturais e até étnicas, levaram a divulgar a psicologia, até então desconhecida por todos, como um auxílio em solucionar problemas sociais. Nós não temos controle sobre as forças externas, e assim como nos afetam no dia-a-dia, também afetou para o desenvolvimento da psicologia.

5. Descreva os obstáculos enfrentados pelas mulheres, pelos judeus e pelos negros em busca de uma carreira na psicologia.

RES: A história do preconceito com a mulher no meio de trabalho já é antiga. E com a psicologia não foi diferente. Os homens a inferiorizavam colocando a mulher como seres somente prestáveis como mães esposas e donas de casa, alegavam que as mulheres nunca terminavam o que começavam pois tinham o marido filho e casa para cuidar. Dessa forma seus salários eram mais baixos que os dos homens, que também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com