TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO SOBRE O TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC)

Artigos Científicos: INTRODUÇÃO SOBRE O TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  2.898 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO SOBRE O TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC)

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) foi considerado há 15 anos uma doença rara e imperceptível, o numero de pessoas com essa psicopatologia eram poucas.

Quão o passar do tempo foi se dando mais atenção para o TOC e assim se tornou o quarto transtorno psicológico mais comum, se equivalendo às fobias, abuso, dependência de drogas e depressão.

Após algumas pesquisas e levantamento de dados, foi considerado o TOC uma doença de grande importância, pois acarretava na vida de quem tinha e de quem convivia junto uma série de transtorno e dificuldade. Essas pesquisas levaram a perceber o impacto que causava na pessoa a sua convivência na sociedade.

O TOC atinge igualmente homens e mulheres diferentes de outros transtornos que alguns são mais frequentes em mulheres.

Segundo alguns autores, o TOC terá inicio mais preciso entre os homens, sendo assim diagnosticado de forma mais frequentes para o sexo masculino.

Visto que o transtorno não é algo exclusivo geograficamente e que atinge de forma igualitária diversos países.

De diversos sintomas alguns foram classificados como universais, sendo eles: Obsessões de agressão (medo de furtar e de prejudicar os outros); Obsessão de contaminação (preocupação de não encostar as mãos ou as vestes em nada que passa "suja-las"); Escrúpulos (preocupação excessiva em jamais se enganar nos cálculos para não prejudicar seus fregueses e não reter nada que pertença aos outros); entre outros: Duvida patológicas, compulsão por limpeza e lavagem, rituais de verificação, compulsões de contar e compulsões de ordenação/simetria.

A influência da cultura mostra se apenas na moldagem de certos sintomas, como obsessões de agressão, que assumem a forma de blasfêmias e sacrilégios nas sociedades religiosas, e na maior ênfase nas obsessões de cunho sexual, nos países em que a expressão da sexualidade é mais coibida.

CARACTERIZAÇÃO

A caracterização do transtorno baseia se na ocorrência primaria de obsessões e ou compulsões.

Obsessão são pensamentos, impulsos ou umas margens mentais recorrentes, intrusivos e desagradáveis, reconhecido como próprios e que causam ansiedade ou mal estar relevantes ao indivíduo, tomam tempo e interferem negativamente em suas atividades e ou relacionamentos. Assim, enquanto as obsessões causam desconforto emocional, os rituais compulsivos (sempre excessivos, irracionais ou mágicos) tendem a avalia lo, mas não são prazerosos.

Como visto nos artigos estudados, podemos notar que o TOC tem diversos graus de aparecimento podendo ser de leve, moderado a grave, alguns que passam despercebidos pelas pessoas e até mesmo pelo o próprio individuo, como aqueles também que de certa forma é tão grave que causa um transtorno na vida de quem tem e aos que estão ao seu redor.

Vemos que as compulsões estão classificadas em níveis diferentes de aparecimento com alguns aspectos variáveis, como a, preocupação excessiva em serviços domésticos, sempre verificando se portas estão fechadas inúmeras vezes, botijão de gás desligado e muitos outros. Essa preocupação não é por um excesso de cuidado e sim pelo o fato de pensar se não seguir esses rituais e verificar mais de uma vez, algo ruim possa acontecer com ele ou qualquer pessoa que possa ser a preocupação que leva a essa compulsão.

Vemos também que existem umas duvidas fora do comum, que se torna até algo irracional da parte da pessoa como, por exemplo: Se não engoliram cacos de vidro, não são homossexuais, não traíram os cônjuge ou mataram alguém sem perceber... Tudo isso sendo de uma forma irracional para nós, porém para quem tem é algo que o preocupa e muito.

CURSO DE EVOLUÇÃO

É de grande importância o conhecimento do curso, da evolução e do prognóstico de uma doença é fundamental em todas as áreas, na psiquiátrica, isto é particularmente importante para a validação e a diferenciação das entidades nosológicas. Com isso consegue avaliar a evolução de cada psicopatologia.

Os primeiros estudos sobre a evolução dos estados obsessivos demonstraram que ela é crônica na maioria das vezes sendo raros os períodos de remissão completa dos sintomas.

Porém esses estudos apresentam inúmeros problemas metodológicos.

Estudos mais recentes foram feitos, mas não sendo totalmente correto, contudo todos mostram que esses transtornos têm seus períodos de melhoras e pioras, sem que ocorra remissão completa na maioria dos casos.

O TOC como visto em alguns achados, pode iniciar se em qualquer época da vida, também aparecendo na infância e adolescência, mas não é algo exclusivo, pois estudos mostram que também se encontra no inicio da fase adulta.

Para alguns autores, quando mais cedo aparece o transtorno e não é tratado assim que percebido, pode ter muita dificuldade para a diminuição dos sintomas e até mesmo a eliminação total dele.

Para Lewis, o fenômeno obsessivo não poderia ser considerado sem que antes se examinasse a própria natureza do homem, acredita que a pessoa tenha um forte apelo emocional que esta relacionada ao desencadeamento dos sintomas.

DESENCADEANTES

Foram identificados em 70% dos casos eventos estressantes antecedendo a instalação do TOC. Fatores desencadeantes relacionam se geralmente a períodos de maior exigência: Rompimentos afetivos, morte de pessoas próximas, puerpério, situações de maior solicitação nos estudos ou no trabalho, mudança de domicilio, troca ou perda de emprego etc...

CURSO E DURAÇÃO

A duração desse transtorno pode variar de pessoa a pessoa, pois depende da idade que começou o transtorno, a intensidade que ele esteja, o grau que ele alcançou e o que desencadeou o transtorno.

Foi visto que o uso de inibidores da recaptação de serotonina pode reduzir a intensidade dos sintomas obsessivos, porém não parece interferir no curso da doença. Estudo de seguimento com 54 Crianças e adolescentes, Leonard et al observaram que a manutenção de elevados escores de gravidade na quinta semana após o uso se clomipramida estava significativamente associada a uma pior evolução ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com