TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC

Ensaios: Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

Neste tema iremos falar sobre um transtorno que atinge cerca de 3% da população, popularmente chamado de “mania”, que tem como nome técnico na psicologia de Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC. Esse transtorno pode ser facilmente identificado como, por exemplo, o sujeito lavar as mãos várias vezes por dia, não conseguir dormir enquanto não verificar se a porta está trancada algumas vezes e colecionar objetos sem valor. Também pode ser identificado por pensamentos fixos como, estar contaminado por bactérias, e dúvidas quanto a questões irrespondíves, um exemplo disso é, “para onde vamos quando morremos?”.

Os portadores do TOC muitas vezes escondem seus sintomas por sentirem vergonha, pois, acham que seus rituais não tem sentido, sentem-se intimidados e forçados a agir assim, geralmente ficam deprimidos por tais atos.

O TOC é dividido em Obsessões e Compulsões. Obsessão são pensamentos que entram na mente e permanecem ali, até mesmo quando o sujeito não quer pensar em tal circunstância.

Compulsão são comportamentos, coisas que pessoas fazem e são absolutamente sem sentido, mas sentem forçadas a fazer, como os rituais de verificar a porta, lavar e organizar coisas que não precisam ser organizadas como dito anteriormente.

Conhecido como entrega aos rituais o TOC tem como característica marcante os mais comuns:

Limpeza: Medo da contaminação, exagero em limpar, lavar, desinfetar tudo o que acha que possa estar sujo.

Repetição: Repete certo numero de vezes o mesmo comportamento, um exemplo dessas repetições é que para chegar a porta tem que dar cinco passos, caso não ocorra esse ritual sente a compulsão e volta a fazer novamente até estar correto.

Verificação: A pessoa verifica se as coisas estão da forma que ela considera ideal, nos lugares certos.

Acumulo: O sujeito passa a acumular coisas que não tem valor, e até mesmo objetos quebrados e sujos.

Ordem e Simetria: Sensações de que as coisas tem que estar na ordem em que considera correta (nmeros pares e impares), ou até mesmo simetrica (alinhamento).

São esses e muitos outros comportamentos sem lógica que contribui para o diagnóstico deste Transtorno.

O TOC pode gerar alguns tipos de perdas como, amigos, e oportunidades de trabalho. A pessoa acaba sofrendo muito com o seu próprio comportamento e a depressão pode vir a tona, pois sente-se impotente por não conseguir mudar. O sofrimento pode ser ainda maior se houver pensamentos obesessivos compulsivos impróprios como os de conteúdo sexual.

O tipo de terapia que mais apresenta sucesso para o TOC é a Terapia Cognitiva Comportamental- TCC, nessa terapia o psicólogo ensina o sujeito a ter o controle de sua mente, pensamentos e comportamentos.

Devido a falta de divulgação, notamos que embora seja um tema acessível, muitas pessoas não tem conhecimento sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo, que apesar de atingir a minoria da população é uma doença que, normalmente não é descoberta em seus primeiros sintomas, pois não há nenhum tipo de alerta ou qualquer outro meio para conscientização. Tendo isso em vista, resolvemos explorar sobre este assunto para que todos tenham conhecimento e possam procurar tratamento em seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com