TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Casos: Transtorno Obsessivo Compulsivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

DISCIPLINA COMPLEMENTAR

VICTOR DE CHECCHI ZANIOLO

TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

E SUAS CARACTERÍSTICAS

ARARAQUARA-SP

2013

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Transtorno: Usado no lugar de doença.

Obsessivo: Impulso persistente, indesejado, aflitivo e que vem a mente involuntariamente.

Compulsivo: Tendência para realizar certas ações e repeti-las.

Trata-se de uma patologia mental, pela qual o indivíduo é molestado constantemente por pensamentos repetitivos e destrutivos, sepulcrais e mórbidos e que conseqüentemente provoca no indivíduo uma tentativa desesperada de libertar-se começando então a desenvolver condutos e comportamentos estranhos levados pela compulsão, denominados rituais, na tentativa de aliviar a grande ansiedade que estes pensamentos provocam.

Resumindo: a obsessão é gerada pelos pensamentos ruins que levam ao desespero e pânico, e as compulsões são rituais, ou seja, atos repetitivos para eliminar da mente os pensamentos que afligem.

Suponhamos que o indivíduo pensou na “morte”, ele se imagina morto ou alguém da sua família. Este pensamento atormenta 24horas incessantemente, até o momento em que está mente doente começa a esboçar reações. Rituais, para que no inconsciente ocorresse a exorcização destes pensamentos e só então é que o doente acredita que aquilo que imaginou não irá acontecer. A pessoa não tem naquele determinado momento, a consciência de que o pensamento é absurdo e nada vai ocorrer, ou seja, algumas podem até entender que estão imaginando coisas ou acontecimentos, mas não tem controle algum sobre está “imaginação”, entende que é tortuoso, que se trata de “visões” doentias, mas não consegue controlar a ansiedade que isto tudo provoca e começa a fazer seus respectivos rituais e na maioria ou quase todos os casos, se resumem em rituais de autoflagelação.

Além do transtorno psicológico emocional existe também o fator químico no organismo do indivíduo molestado por esta patologia. Segundo pesquisas de especialistas, está doença é provocada por falta de neurotransmissores no cérebro, que podem ser vários ou apenas um, dependendo de cada organismo, mas freqüentemente os mais comuns em estado crônico são os neurotransmissores Serotonina, Dopamina e Noradrenalina.

• Neurotransmissores

1. Serotonina é conhecida como a química da felicidade, se a pessoa não recebe está química, ela se sente praticamente um “ser” apático, não tem vontade de viver, entra em depressão e não enxerga sentido em nada que lhe rodeia, nem na própria vida.

2. Dopamina é também conhecido como a química que lhe faz sentir o corpo, a dor, por exemplo: Uma pessoa que se autoflagelação tanto é obvio que ela sente dor e muitas vezes horríveis, mas suporta muito além do que uma pessoa “normal”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com