TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idade do adolescente, cultura moderna e educação

Por:   •  6/3/2018  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE CIDADE COROMANDEL

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

GABRIELA PEREIRA BORGES

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II

COROMANDEL

2017

GABRIELA PEREIRA BORGES

ADOLESCÊNCIA,CULTURA CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado à Faculdade Cidade de Coromandel como requisito parcial para avaliação na disciplina de Psicologia do desenvolvimento II, do Curso de Psicologia.

Prof.ª Cecília Salomão

COROMANDEL

2017

O que é resenha ?

Para elaborar uma resenha , tanto do texto lido , quanto artigo , é preciso um conhecimento total e aprofundado do que foi lido , para então ser descrito . Deve conter dados e referências bibliográficas sobre o autor.

A resenha é importante em várias áreas ,pois é um comentário breve ‘’resumido’’ sobre o assunto lido.

Adolescência , cultura contemporânea e educação.

É possível observar claramente as fases da vida de um individuo . Onde se destaca a infância ,adolescência e fase adulta.

Antigamente o individuo ‘’ adolescente’’ não era considerado como tal , pois os com classe social inferior que tinham que trabalhar para ajudar no sustento da casa e dos pais não tinham essas fases separadas.

A adolescência só passou a ter o seu verdadeiro significado a partir do século XIX, claro que a diferença social continua , mas os jovens passaram a viver mais tempo na casa dos pais  , trabalhando e estudando , antes de querer uma independência , como casamento ou uma vida a dois , ou seja , comparado com as épocas anteriores onde o adolescente ficava desesperado para sair da casa dos pais.

O jovem prefere , hoje , passar mais tempo na adolescência.

A adolescência como conceito é uma etapa do desenvolvimento , porém continuando no aspecto de classe social , o adolescente das periferias , favelas ,menos favorecidas , financeiramente falando ,não possuem as mesmas oportunidades e enfrentam preconceitos , no campo do trabalho, fazendo assim entrar para a realidade desonesta de roubos , assaltos , o campo da violência.

A adolescência é o inserir do individuo na sociedade , onde ele passa a conhecer o mundo tal como ele realmente é .Também a relação com o outro tanto indiretamente, quanto diretamente , na vida sexual , por exemplo.

Já na educação , foi usado o método psicanalítico ,que seria feito o uso do inconsciente , para ser realizado inúmeras estratégias para ajudar no ensino, no aprender.

Nesse sentido o professor entra como ‘’pai’’ para o aluno, representa a autoridade no ensinar e o respeito mutuo de ambos.

É preciso para educar , estar a par do que acontece com o aluno , o que o ajuda e atrapalha , assim não sendo somente um professor . Não sendo aquele que chega e vomita matéria em cima do aluno , não somente falar , falar , mas também escutar e compreender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com