TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificar o Limiar de Dois Pontos.

Por:   •  17/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

Relatorio: Identificar o limiar de dois pontos.

Brasília

2019

1-Introdução

A pele responde aos eventos físicos que acontecem nos arredores do organismo e por isso nos dão informações sobre a natureza dos objetos e superfícies que estamos em contato direto, ela é tanto um órgão sensorial como um órgão protetor, sendo de longe o maior órgão do corpo e o mais versátil, que age como um escudo bastante flexível e renovável contra agentes estressores, ferimentos e também age como barreira para que os fluidos corporais fiquem retidos, controla a temperatura corporal, ajuda na regulação da pressão, direção do fluxo sanguíneo, protege contra radiações nocivas, etc.(Schiffman, 2005).

O efeito de sentir quando estimulamos a pele é chamado de sensibilidade cutânea e existem 3 qualidades cutâneas: a pressão/tato, a temperatura e a dor, sendo que a pele não é sensível a estimulação cutânea de forma homogênea. Algumas áreas do corpo são mais sensíveis e outras menos sensíveis, umas podem ser sensíveis a pequenas pressões, enquanto outra seriam insensíveis até a pressões mais intensas. Os receptores cutâneos enviam mensagens neurais e o fim da linha dessas mensagens neurais é o córtex somatossensorial, e se esses receptores forem estimulados da maneira apropriada enviam uma enorme quantidade de informações cutâneas pois, essas fibras nervosas das superfícies cutâneas têm suas representações no córtex somatossensorial (Schiffman, 2005).

Um exemplo importante para se falar de representações motoras e sensoriais táteis do corpo é o Homúnculo (Homem pequeno) de Penfield. O homúnculo seria uma representação distorcida do corpo que mostra que determinadas áreas do corpo, de acordo com sua utilidade, importância e necessidade de precisão nos movimentos ou sensações, recebem mais inervações,ou seja, áreas mais importantes ocupam maior espaço no córtex somatossensorial e no córtex motor e por isso tem uma representação maior e com isso Penfield comprovou que os músculos do corpo têm uma representação no córtex cerebral o que teve como resultado um mapa formando o homúnculo (Santos, 2002).

Áreas da pele como a boca, dedos das mãos, lábios, língua e etc. tem maiores quantidades de fibras nervosas e por isso se excitam de forma mais fácil, sendo dessa forma mais sensíveis a detalhes finos do que em outras áreas e tem representações maiores no córtex somatossensorial e no desenho do Homúnculo de Penfield. (Schiffman, 2005).

Por algumas partes da superfície cutânea serem bastante sensíveis, somos capazes de identificar de forma rápida uma região da nossa pele que foi tocada e uma importante medida das habilidades de localização da pele é o Limiar entre dois pontos, que seria a menor separação entre dois pontos diferentes mas adjacentes que seriam capazes de produzir apenas uma sensação tátil e as regiões da pele mais móveis seriam as mais sensíveis, por isso apresentam limiares de dois pontos mais baixos do que em outras regiões (Schiffman, 2005).

O objetivo dessa prática foi identificar o limiar de dois pontos.

2-Método

2.1- Participantes: Participaram dois estudantes de psicologia, com 21 e 26 anos, do sexo feminino e masculino, respectivamente.

2.2- Local: Sala de aula com aproximadamente 90 metros quadrados, com paredes brancas, ar-condicionado, iluminação feita por lâmpadas fluorescentes tubulares, cerca de 5 janelas grandes na parede oposta a porta, 1 quadro branco grande, outro quadro branco pequeno para avisos e sala com aproximadamente 60 pessoas.

2.3- Instrumentos: Folha de registro, caneta e aestesiometro (dispositivo básico para medir o limiar de dois pontos). Este equipamento é uma espécie de paquímetro que possui três pontas recobertas com vinil para evitar a influência da temperatura e da dor na identificação no limiar.

2.4- Procedimentos: O experimentador e o sujeito sentaram-se frente a frente, enquanto o experimentador seguiu os seguintes passos:

1. Solicitou que o observador fechasse os olhos.

2. Escolheu uma distância entre dois pontos.

3. Tocou simultaneamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com