TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação de Demandas pela Observação

Por:   •  25/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

CURSO DE PSICOLOGIA

***********************

TRABALHO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO INTEGRADO – IDENTIFICAÇÃO DE DEMANDAS

JOÃO PESSOA

2018


 

TRABALHO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO INTEGRADO – IDENTIFICAÇÃO DE DEMANDAS

Trabalho apresentado aos Professores Alexmara de Barros Medeiros, Fernando Guimarães e Maria Jozina Ferreira da disciplina Estágio Supervisionado Básico Integrado – Identificação de Demandas do 1º período do Curso de Psicologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), como requisito para a obtenção da nota da 1ª unidade.

JOÃO PESSOA

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                                                                                                             03

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA                                                                               04

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                                       05

REFERÊNCIAS                                                                                                               06

1 INTRODUÇÃO

        As investigações no campo do saber psicológico, assim como variados estudos científicos, tem a necessidade de definir um objeto de estudo e assim traçar um método de investigação desse objeto para que seja possível a obtenção de um conhecimento científico. Um possível método de pesquisa na Psicologia é o observacional, que segundo Z. M. M. ALVES (1998) em seu início era visto como uma técnica complementar à experimentação (métodos utilizados no estudo do comportamento observável na vertente Behaviorista).

Esse método tem sua importância afixada por permitir através da observação o registro sistemático do comportamento possibilitando assim uma melhor e mais fácil compreensão do mesmo por parte dos estudiosos da área. Ainda assim, mesmo que assegurada sua importância e seus requisitos para que seja considerado um método de investigação científico, é necessário um cuidado minucioso para que não haja uma excessiva interferência do observador no meio pesquisado e assim haja um resultado mais livre de interferências possíveis.

Por meio deste, será apresentado a definição do método observacional e sua importância no campo da Psicologia, assim como possíveis situações de aplicação da observação nessa área. Também, é de grande relevância o entendimento das diferenças existentes entre a observação informal de situações cotidianas e a observação científica.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 “A observação informal de situações cotidianas é diferente da observação científica, pois a última possui uma finalidade conhecida de antemão, descrita através dos objetivos (Danna & Matos, 2006 apud Cano & Sampaio, 2007, p. 199) e que é atentamente buscada ( Ferreira & Mousquer,2004 apud Cano & Sampaio, 2007, p. 199). Afirmação essa que expõe a existência de uma diferença entre esses dois tipos de observação, já que a primeira é não estruturada, simples, espontânea, informal, sendo assim não recomendada para descrever de forma objetiva os aspectos e particularidades relacionados ao foco da análise.

        Já a observação cientifica segue os parâmetros de uma metodologia cientifica, como a definição de um objeto de estudo, uma linguagem mais precisa, um planejamento de execução e principalmente uma objetividade do observador eliminado sua influência sobre os fenômenos em estudo e se limitando somente a descrever acerca do fato em questão. Essa característica sistemática exige uma organização e planejamento anteriores a realização da pesquisa determinando dados como: objetivo, local, situação, tempo e sujeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com