TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do trabalho local: instalações hospitalares

Seminário: Importância do trabalho local: instalações hospitalares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Seminário  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

Importancia da Atuação Local: Instituições Hospitalares.

A atuação do psicólogo hospitalar promove atividades curativas e de prevenção, diminui o sofrimento que a hospitalização e a doença causam ao sujeito.

Objetivo: humanizar ao tendimento;oferecer orientação psicológica e suporte emocional ao pacientes e seus familiares e a equipe de saúde visa ajudar o paciente a compreender, enfrentar e elaborar o processo de doença e hospitalização. Também auxilia na sua recuperação e reintegração ao ambiente familiar e social, bem como ao retorno a suas atividades.

Avalia possíveis crenças ou idéias distorcidas que os familiares têm em relação ao quadro clinico do paciente, a relação do paciente e da família com a equipe profissional, uma vez que todos esses fatores podem influenciar no tratamento. A partir destas considerações faz suas intervenções Promovem atividades de cunho preventivo para a comunidade institucional e local, favorecendo ações de educação em saúde.Dentre, outras é também atribuição do Psicólogo Hospitalar: Desenvolver estudos e pesquisas, visando o aprimoramento científico da especialidade, etc.

Paciente Hospitalar x Paciente de Consultório: 1960: Primeiros Psicólogos a atuar em Hospitais, sem um padrão a seguir passaram a realizar as mesmas práticas que realizavam em consultório. O paciente Hospitalar é um paciente diferente, com demandas específicas, muitas vezes stressado com a doença, apresenta alguns disturbios psicológicos temporáreos, bem como precisa se comunicar com seu médico.

Formação : Concluir curso de graduação em Psicologia. Desejável: curso de pós-graduação com ênfase em Psicologia Hospitalar reconhecido pelo MEC e/ou Ministério da Saúde, contemplando uma carga horária prática mínima de 120h.

Dimensionamento da Equipe :Quanto ao Dimensionamento da Equipe: recomenda-se profissional exclusivo para as seguintes unidades: 1.UTI’s e Unidades Especiais: 1 psicólogo para cada 10 leitos, período diurno de 12h. Tais horas devem ser divididas pela carga horária máxima de 06 hs/dia; 2.Pré-hospitalar: 1 psicólogo para cada equipe de socorro em período diurno e noturno de 24h. A carga horária de cada profissional deve ser de 12/60h; 3.Pronto-socorro/Pronto-atendimento Hospitalar: um profissional para cada dez leitos em período diurno e noturno de 24h. Tais horas diurnas devem ser divididas pela carga máxima de 06hs/dia e noturnas no regime de 12/60h. 4. Unidades de Internação: 1profissional para cada 40 leitos período diurno de 12h. Tais horas devem ser divididas pela carga horária máxima de 06 hs/dia; 5.Instituições hospitalares: 1 profissional para cada 100 leitos em plantão de 12h noturno; em regime de carga horária de 12/60h.

Piso Salarial, Jornada de Trabalho

estabelecidos pela Federação Nacional dos Psicólogos em Carga Horária: 20 h semanais: 4 salários mínimos e 30 h semanais: 6 salários mínimos 19 de maio de 2007 .

A inserção do psicólogo no hospital gera qualidade, e amplia a promoção da saúde e a melhor qualidade nos atendimentos hospitalares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com