TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR ESTRATÉGIA DOS SEIS SIGMA APLICADO NOS SERVIÇOS DE SAUDE

Por:   •  19/11/2016  •  Resenha  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

ESTRATÉGIA DOS SEIS SIGMA APLICADO NOS SERVIÇOS DE SAUDE

Seis Sigma

O Seis Sigma pode ser definido como uma estratégia gerencial muito disciplinada e quantitativa tendo como objetivo o aumento significativo da lucratividade das organizações, através da melhoria da qualidade, do aumento da satisfação dos clientes e dos consumidores. A estratégia Seis Sigma considera a natureza do negócio, seu tamanho, suas características específicas e os aspectos culturais e sociais das pessoas que dele participam. Nessa caracterização, são identificadas as lacunas existentes entre as necessidades e desejos dos clientes e as atuais capacidades produtivas. Para cada empresa, são escolhidas as ferramentas da qualidade a serem empregadas, são estabelecidas as metas e quantificados os recursos necessários para atingi-las. Procede-se dessa forma porque, por exemplo, um hospital que atende clientes do SUS, de convênios e particulares tem uma projeção de resultados diferente da de uma siderúrgica ou da de uma empresa de transporte aéreo.

Seis Sigma Aplicado ao Setor de Saúde

O sistema de saúde, assim como outras áreas de atividade humana, precisa de uma renovação, o que vem sendo mais promissor dentro da área de saúde é a associação de duas metodologias: o “Lean Thinking” Metodologias para melhoria de qualidade –  e o “Six Sigma”, a primeira voltada para reduzir perdas e a segunda para diminuir variações. A aplicação de Lean Seis Sigma na área da saúde é uma novidade crescente no Brasil, porém já vem trazendo resultados consistentes para diversos Hospitais. Na saúde, cabe ao gestor municipal a elaboração do plano municipal de saúde, tal como a operação dos sistemas de informação referentes à atenção básica, gestão da informação, garantindo a sua divulgação, monitoramento e fiscalização da aplicação dos recursos financeiros, avaliação das ações de vigilância em saúde, realizadas em seu território, por intermédio de indicadores de desempenho, envolvendo aspectos epidemiológicos, com o intuito de controlar todos os serviços prestados.

O Lean Seis Sigma na área da saúde ainda é um grande desafio; poucos profissionais estão totalmente habilitados para aplicar este sistema, e tem sido necessário a atuação de um bom gestor que esteja dominando seus métodos de aplicação para que haja um bom treinamento e consequentemente um maior rendimento. A busca da qualidade na prestação de serviços de saúde está se tornando cada vez mais frequente, sendo que a adoção de uma gestão baseada em qualidade é uma decisão estratégica das organizações. As organizações públicas e privadas da área da saúde estão se adaptando para a implantação de programas de melhoria de qualidade que possam abranger todas as esferas de alcance dos serviços de gestão na saúde que é complexo e culturalmente resistente a mudanças, e por isso, requer um elevado grau de envolvimento de todos seus integrantes. A aplicação do mesmo pode-se adaptar perfeitamente a essas condições.

Benefícios do Programa

Essencialmente ele ajuda a eliminar defeitos em toda organização. Tornando assim o processo mais previsível e eficaz: como por exemplo:

  • Melhoras no atendimento  
  • Diminuindo a taxa de mortalidade
  • Reduzindo o tempo de espera e permanência do paciente no ambiente hospitalar
  • Eliminando os desperdícios e aumentando a lucratividade

O Papel do Gestor Hospitalar

A gestão é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades a fim de atender aos seus requisitos de maneira eficiente e eficaz. Em um hospital, cabe ao gestor a elaboração do plano de saúde, tal como a operação dos sistemas de informação referentes à atenção básica, gestão da informação, garantindo a sua divulgação, monitoramento e fiscalização da aplicação dos recursos financeiros com o intuito de controlar e melhorar todos os serviços prestados. A Gestão Hospitalar, assim como qualquer outro tipo de administração, visa, de modo geral, a coordenar e normalizar seu meio laboral e institucional. É finalidade da Gestão atingir os objetivos por meio dos esforços das pessoas, com as funções administrativas de planejamento, organização e controle. O Gestor precisa ter a mente pautada na atitude transdisciplinar, no diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, na busca constante de descobertas de novas práticas do pensar e do agir em sociedade. Ele precisa ser alguém que possa atuar em diferentes campos da tecnologia, pois sabe dialogar com diferentes áreas. O Gestor Hospitalar é um profissional capaz de gerenciar de forma eficiente a complexidade das atividades das instituições de saúde, adquirindo autonomia no processo de aquisição e disseminação do conhecimento para ser um agente multiplicador apto a resolver questões internas e externas da organização e suas relações humanas, sociais e tecnológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com