TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusao Digital

Exames: Inclusao Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................5

COMO NOSSA SOCIEDADE VEM REAGINDO ÀS NOVIDADES TECNOLÓGICAS......................................................................................................................6

COMO A INCLUSÃO DIGITAL VEM AFETANDO A VIDA DAS PESSOAS, DAS FAMÍLIAS

E DA SOCIEDADE COMO UM TODO ....................................................................................7

COMO SUPERAR A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO A ESSA REALIDADE DIGITAL.....9

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................................11

REFERÊNCIAS.........................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Com o advento de tanta tecnologia, surge uma nova geração: os ´´excluídos digitais´´ que ampliam ainda mais o abismo social entre ricos e pobres, visto que o preço para se conectar à sociedade da informação é alto.

Para acessar a internet, é necessário pagar mensalmente um provedor de internet, tanto por antena ou por linha telefônica este último, encarecendo ainda mais os gastos da família por ter que pagar também uma linha telefônica.

Contudo um computador custa atualmente no R$ 1.000,00 diante disto, quantas famílias brasileiras dispõem de telefone e de computador em casa, se nem ao menos têm o alimento diário?

COMO A SOCIEDADE VEM REAGINDO ÀS NOVIDADES TECNÓLOGICAS

O momento presente está quase sempre exigindo mudanças, cada indivíduo reage de maneira diferente em meio as pressão do cotidiano, quando implantamos novas tecnologias estamos interferindo nos costumes e no dia a dia das pessoas.

As tecnologias de informação e de comunicação motivam novos hábitos de pensamento e de vida e conduzem a diferentes formas de: ler, interpretar e de se relacionar com o mundo.

Grande parte das pessoas fica eufórica com as novas tecnologias, sendo elas tanto para relacionamentos, estudos, diversão ou simplesmente para o conforto no lar.

As pessoas, independentemente da classe social, buscam por aparelhos que facilitem a vida no dia a dia e elas reagem bem às novidades tecnológicas e ficam sempre, usando o linguajar moderno, (antenadas) na espera de um produto mais sofisticado em termos de recursos.

Foi-se o tempo em que bastava um simples televisor enorme de 20 pol. hoje em dia com a facilitação do crédito em parcelas à perder de vista, as pessoas veem uma prestação que caiba em seus orçamentos e vão as compras. Sendo que às vezes deixam de se alimentar dignamente em prol de um produto tecnológico e o querem de última geração, como o exemplo do televisor; fininha que dá até para pendurar na parede, 42 pol. e de LED. Falando em tecnologia, a Internet e o celular revolucionaram a comunicação entre as pessoas no mundo todo, hoje você fala por exemplo, com seu filho esteja ele onde estiver. No século passado as invenções demoravam à acontecer, hoje com os avanços da tecnologia, as mudanças ocorrem quase que mensalmente, tornando o bem adquirido como de última geração, ultrapassado com o lançamento de um modelo com mais recursos.

A INCLUSÃO DIGITAL E A VIDA DAS PESSOAS COMO UM TODO

Através da informática poderá ocorrer a integração do indivíduo a sociedade, através do exercício de seu direito. A inclusão digital promove o ser humano, faz com ele se sinta integrante do mundo, uma forma de ampliar a participação na sociedade daqueles socialmente excluídos por fatores econômicos e culturais.

O conhecimento tecnológico é um fator essencial para que os indivíduos envolvidos façam parte do processo de inserção na sociedade de informação e assim poderem sobreviver à transição para esta nova economia, onde a mesma poderá agravar ainda mais o impacto na distribuição de oportunidades de trabalho.

Favorecer condições para acesso dos cidadãos ao conhecimento via computador. Ações de educação utilizando a informática são importantes para o desenvolvimento de redes de aprendizagem que, por sua vez, ampliam a capacidade intelectual e a riqueza humana do país.

Novas maneiras de comunicação e de convivência vêm alterando consideralvelmente a vida em sociedade, à medida que se distanciam as pessoas próximas e se aproximam as pessoas distantes, reduzindo tempo e espaço. Ferramentas como a internet, o e-mail, o celular, a tv via satélite, entre outros, são instrumentos que intensificam e estimulam estas formas de comunicação, ao passo que pais, mães e filhos correm o risco de não desfrutarem de uma convivência plena.

Conforme Silveira (2001), o processo de substituição iria acontecer, e as atividades

humanas que demorariam muito tempo para serem concluídas, diante do processo de

informatização, tornaram-se quase que instantâneas. Este processo é vital para a manutenção

do capitalismo, já que se maximiza o tempo na circulação do capital, rendendo ainda mais

lucros. Em meio a isto tudo, o bem maior, a riqueza mais preciosa é a informação.

Desta maneira, uma nova geração surge: os “excluídos digitais”. Frutos das novas

tecnologias que ampliam ainda mais o abismo social entre ricos e pobres, visto que o preço

para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com