TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencias Sobre O Comportamento Humano

Pesquisas Acadêmicas: Influencias Sobre O Comportamento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

Influências sobre o comportamento humano.

Você já parou para se questionar até que ponto nossas ações podem atuar de maneira negativa sobre o outro?

Ao estudarmos as teorias do comportamento, vemos que nossa mente a todo o momento sofre ações que ao serem somatizadas vão exercendo influências sobre nosso comportamento e nossas atitudes.

Quando crianças ao iniciarmos nossa formação acadêmica, por exemplo, aprendemos diversas cantigas que são passadas de geração para geração da mesma forma, a esse comportamento damos o nome de tradição.

Até que ponto é ideal ensinarmos esse tipo de cantiga nas escolas?

Atualmente vivemos a cultura do politicamente correto, por isso pergunto a você: “Qual o comportamento seu filho adota ao aprender, por exemplo, a musica, atirei o pau no gato?”

Será que em nenhum momento seu filho não tentou atirar um pedaço de pau num gato ao avistá-lo?

Provavelmente sim. Já que ele aprende na musica que o gato não morre.

Assim como temos também a musica do cravo que briga com a rosa, o boi da cara preta, entre outras.

Percebem que ao ensinarmos essas cantigas ( que aprendemos em casa com nossas mães e nas escolas com nossas professoras, que muito provavelmente aprendeu com suas mães)estamos condicionando a criança a exercitar o seu lado mais agressivo?

Imaginemos uma cena:

“Uma mãe chega a casa e se depara com seu filho atirando pedaços de madeira no gato que é de estimação da casa. O gato esta acuado num canto não compreendendo o porquê da agressão. A mãe automaticamente repreende a atitude do filho que lhe devolve:

- Mas mamãe, hoje a professora ensinou uma musica na escola que diz que se atira o pau no gato, mas o gato não morre, só estou brincando com meu gatinho, não tem problema não.”

Fonte: http://www.n3rdsinsid3.com.br/2011/10/verdade-por-tras-das-cantigas-de-ninar.html

Qual a atitude a mãe deve tomar, já que o filho argumentou que isso foi aprendido na escola?

Devemos ser muito cuidadosos, principalmente com o que e como ensinamos as crianças, principalmente as crianças em fase de desenvolvimento, pois é nesse período que a criança está formando o seu caráter.

Temos que trabalhar de forma a incutir o positivo, ações que as leve ao crescimento, que estimule sua vontade de aprender e não ações negativas.

Dentro da teoria Behaviorista temos o estimulo/ resposta, se dermos estimulo negativo, estaremos contribuindo e muito para termos adultos desmotivados, desinteressados, agressivos.

Mas se dermos estimulo positivamente, o individuo será no futuro uma pessoa positiva, aberta a novos conhecimentos, interessada em novas aprendizagens, preparada para um mercado competitivo por ser um individuo seguro de suas ações.

(Teoria Behaviorista – comportamento estimulo/resposta)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com